O uso de cores para sua saúde

Cada cor possui um comprimento de onda específico, que pode causar relaxamento ou excitação.

Nossos corpos absorvem estas ondas através de nossos chacras e quando detectadas quaisquer alterações existem várias formas de tratamento.

 As cores tem uma forte influência em nossa vida e personalidade. É comum nos sentirmos bem em determinados locais que apresentam cores leves e descontraídas. Já em um lugar escuro é possível que algumas pessoas se sintam sufocadas. Isso ocorre porque as cores tem uma influência psicológica em nossa mente.

A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e sua ação energética como um meio terapêutico. Neste sentido, o que ela faz é utilizar a frequência luminosa para conseguir equilibrar a saúde física, mental e espiritual, deixando uma sensação de bem-estar.



Na cromoterapia se utiliza sete cores do espectro solar. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A técnica foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma terapia alternativa capaz de ajudar as pessoas e diminuir os sintomas da enxaqueca.

Você já percebeu que cores escuras podem deixar você mais triste e melancólico? E porque a cor laranja ou amarela te deixa mais feliz? E a cor branca que transmite uma sensação de paz? A ciência explica. As cores interagem diretamente com as nossas emoções.

E estas cores podem estar representadas em ambientes, roupas, alimentos, objetos em geral. Elas agem tão fortemente sobre nós que representam o nosso estado de espírito.  Por isso, elas podem atuar de forma benéfica como também não. Observe a cor do ambiente de sua casa e as roupas que veste, conforme a cor é possível notar que diversos sentimentos se expressam de acordo com cada pigmentação.



A cor em um processo de cura

Através da cromoterapia é possível equilibrar algumas emoções e sentimentos. Isso porque com a técnica podemos alinhar os principais pontos energéticos do corpo, ou seja, os Chakras. E assim podem-se amenizar sensações de tristeza e melancolia e até medos.

A exposição de uma cor em nosso corpo se transforma em frequências vibracionais que tem consequência em nossas emoções. Outras técnicas atuam juntamente com a cromoterapia, como Hidroterapia, Reiki e Feng Shui.



Benefícios da cromoterapia

Diminui o cansaço físico;
Proporciona sensação de bem-estar;
Melhora a circulação sanguínea;
Diminui a enxaqueca;
Estimula o sistema nervoso central;
Melhora a qualidade do sono.



Algumas cores e seus significados:

Preto
A cor preta está relacionada com a morte e com o luto. Por esta razão esta é a cor utilizada para ajudar a tratar a depressão e as energias negativas, ajudando a diminuir o cansaço físico e mental.

Azul
A cor azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso e em todo o sistema muscular. Por isso, o azul é usado para o tratamento de problemas de sono e insônia ou problemas relacionados com o estresse, ajudando a trazer calma e harmonia ao organismo. Além disso, o azul também é indicado para o tratamento de problemas de comunicação.

Vermelho
O Vermelho é a cor que aumenta a energia, vitalidade e a adrenalina. Na cromoterapia o vermelho é usado para restabelecer a vitalidade, melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sanguínea. Além disso, a cor vermelha está também associada à paixão e à sexualidade.

Amarelo
O amarelo é a cor que estimula o intelecto e que estimula o sistema nervoso central. Na cromoterapia esta cor contribui para melhorar a criatividade e melhorar o humor, ajudando também no tratamento de de problemas ósseos. Além disso, esta cor pode também ser usada por pessoas quietas e introvertidas, que queiram ter um bom relacionamento interpessoal.

Verde
O verde é a cor que ajuda a promover o equilíbrio interno e que ajuda a diminuir o estresse. Na cromoterapia o verde possui uma ação refrescante e calmante, ajudando a promover o bem estar físico e mental. Além disso, esta cor ajuda também a estimular a imunidade, sendo indicada para ajudar a combater doenças infecciosas.



Cores e chakras:

Vermelho: Chakra da Raíz ou Básico. Significa paixão e energia. É uma cor quente associada ao poder e a excitação. Os efeitos no corpo é o aumento da frequência cardíaca;

Laranja: Chakra do Sacro ou Sexual. Representa alegria e sucesso. O efeito no corpo é que estimula a circulação sanguínea e pode ser usada para o tratamento de problemas respiratórios;

Amarelo: Chakra do Plexo Solar. Representa luz e descontração. Vitaliza o coração;

Verde: Chakra do Coração ou Cardíaco. Representa esperança e saúde. Simboliza a natureza e esta relacionada à renovação. Ajuda a acalmar;

Azul: Chakra da Garganta ou Laríngeo. Representa tranquilidade e harmonia. Também é associado à depressão. É refrescante atuando para problemas de garganta e febre em geral;

Anil: Chakra do Terceiro Olho ou Frontal: indicado para harmonizar e equilibrar todo o corpo. E não apresenta contraindicações;

Violeta: Chakra da Coroa ou Coronal: Ligada à espiritualidade. Funciona como anti-inflamatório.


Fontes bibliograficas:
https://www.eusemfronteiras.com.br/entenda-o-significado-das-cores-na-cromoterapia/
https://www.tuasaude.com/significado-das-cores-na-cromoterapia/