Tamarindus indica ou tamarindo



O termo "tamarindo" origina-se do árabe تمر هندي [tamr hindī], que em português significa "tâmara da Índia". A palavra chegou à língua portuguesa pelo latim medieval tamarindus, daí a denominação do gênero, em latim científico, Tamarindus (1753).
O tamarindeiro, tamarineiro ou tamarineira (Tamarindus indica L., Sp. Pl. 1: 34. 1753), é originário das savanas africanas, embora seja cultivado principalmente na Índia. No Brasil, o fruto é bastante consumido nas regiões Norte e Nordeste.

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A árvore e os frutos:

Árvore bastante decorativa, sua altura pode chegar aos 25 metros. O tronco divide-se em numerosos ramos curvados, formando copa densa e ornamental; as folhas são compostas e sensíveis (fecham por ação do frio), flores hermafroditas amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) que se reúnem em pequenos cachos axilares. O fruto - tamarindo ou tamarino - é uma vagem alongada com 5 a 15 cm. de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça; as sementes em números de 3 a 8 estão envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açucares (33%), ácido tartárico (11%), ácido acético, ácido cítrico.

Cem gramas de polpa contém 272 calorias, 54 mg. cálcio, 108 mg. fósforo, 1 mg. de ferro, 7 ug. Vit. A, 0,44 mg. Vit. B e 33 mg. Vit. C.

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O uso:

Fruto: a polpa, com sabor agridoce, é usada no preparo de doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas, licores, refrescos, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos.

Sementes: ao natural servem de forragem para animais domésticos; processadas são utilizadas como estabilizantes de sucos, de alimentos industrializados e como goma (cola) para tecidos ou papel. O óleo extraído delas é alimentício e de uso industrial.

Madeira: o cerne da madeira é de excelente qualidade e pode ser usado para diversas finalidades; forte, resistente à ação de cupins, presta-se bem para fabricação de móveis, brinquedos, pilões, e preparo de carvão vegetal.

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Os benefícios:

1. FONTE DE VITAMINAS E MINERAIS.

O fruto tamarindo contém compostos químicos importantes e com benefícios para nossa saúde como minerais, vitaminas e fibras alimentares.

2. FIBRA DIETÉTICA.

A polpa do fruto é rico em polissacarídeos não-amiláceos e fibra dietética, tais como hemicelulose, mucilagem, pectina e taninos. 100g de polpa de tamarindo fornecem 5 ou mais de 13% da fibra dietética. A ingestão de fibra dietética na alimentação aumenta o volume e os movimentos intestinais, assim, ajudando na prevenção da prisão de ventre, e eliminando os níveis de colesterol “ruins” do corpo. A fibra também liga às toxinas do alimento, ajudando a proteger a membrana mucosa do cólon de substâncias cancerígenas.

3. PODEROSO ANTIOXIDANTE.

Enquanto o limão é rico em ácido cítrico, o tamarindo é rico em ácido tartárico. O ácido tartárico dá um gosto amargo à alimentação, mas também é um poderoso antioxidante (antioxidante número E, E334), que ajuda a proteger o corpo de radicais livres prejudiciais.

4. FITOQUÍMICOS IMPORTANTES.

O fruto contém muitos fitoquímicos, tais como: limoneno, geraniol, safrol, ácido cinâmico, salicilato de metilo, pirazina e alkylthiazoles. Juntos, esses compostos representam os benefícios e as propriedades medicinais do fruto.

5. AJUDA NA PREVENÇÃO DO CORAÇÃO.

O fruto de tamarindo é uma boa fonte de minerais, como cobre, potássio, cálcio, selênio ferro, zinco e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda na taxa de controle cardíaco e da pressão arterial. O ferro é essencial para a produção de células vermelhas do sangue e atua como um co-fator das enzimas do citocromo oxidases.

6. VITAMINAS ESSENCIAIS.

Além disso, o fruto é rico em muitas vitaminas essenciais antioxidantes, incluindo a tiamina,  36% de níveis diários requeridos, vitamina A, ácido fólico, riboflavina, niacina.

7 . COMPOSTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS.

Tamarindo apresenta um significativo nível de vitamina C, bem como a vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibra dietética. Há também um certo número de compostos orgânicos que fazem do fruto um poderoso antioxidante e um agente anti-inflamatório.

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Como aproveitar os benefícios desta fruta?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo tamarindo, este pode ser consumido em sua forma natural ou no preparo de doces, molhos, sucos, bolos, sorvetes, xaropes, licores e bebidas, além de ser utilizado como tempero.

Chás preparados com o tamarindo também trazem benefícios à nossa saúde. Ele pode ser encontrado no formato da própria fruta ou na forma de polpa. A seguir, confira uma sugestão de suco de tamarindo para prisão de ventre:

Receita de suco de tamarindo para prisão de ventre
Ingredientes:

– 100 gramas de polpa de tamarindo;
– 2 limões;
– 2 copos de água;
– Mel para adoçar.

Modo de preparo:

Esprema os limões e coloque no liquidificador. Adicione a polpa do tamarindo, os 2 copos d’água e um pouco de mel. Bata tudo e o suco está pronto! A indicação de consumo é de 2 copos deste suco todos os dias.





Fontes bibliográficas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tamarindus
http://formasaudavel.com.br/tamarindo/
http://www.remedio-caseiro.com/tamarindo-beneficios-e-propriedades/