consumindo clorofila

A clorofila é um dos elementos químicos fundamentais para as plantas. Essa biomolécula não é apenas responsável pelo verde que a maioria dos membros da planta reino, mas também é cabeça envolvida, junto com a luz, no processo de fotossíntese, por que as plantas são nutridas.
Uma curiosidade da clorofila é que sua estrutura molecular é muito semelhante ao sangue. As moléculas responsáveis pela cor vermelha do sangue e o transporte de oxigênio conhecida como hemoglobina, tem uma estrutura muito semelhante à clorofila, exceto seu átomo central: na hemoglobina é composto principalmente de ferro e a clorofila, magnésio, lá que, com razão, denominado clorofila “o sangue das plantas”.

Benefícios da clorofila para a saúde
O consumo de clorofila nos seres humanos traz grandes benefícios para a saúde. É considerado uma substância milagrosa por infinito de propriedades você tem para o nosso corpo e, mesmo que favorece especialmente alguns órgãos ou funções, lembre-se que somos um todo e que se melhora o funcionamento de um órgão, assim irá melhorar outros.

A clorofila, apesar de não ser absorvida pelo organismo humano como fonte energética, pode fornecer vários benefícios graças às características específicas de seus alimentos fonte.

Rica em antioxidantes

A ação antioxidante talvez seja o maior dos benefícios da clorofila.

Seu consumo regular ajuda a combater a ação dos radicais livres, produzidos pela poluição, pelo envelhecimento e até pela má qualidade da nossa alimentação.

Com a diminuição da ação destes compostos lesivos, o organismo tem menores chances de desenvolver doenças como problemas circulatórios e vários tipos de câncer.

Melhora na circulação sanguínea

Os concentrados de clorofila são ricos em fibras alimentares.

As fibras apresentam uma capacidade de melhorar a qualidade da circulação sanguínea, por estimular a movimentação das artérias que bombeiam o sangue para as várias regiões do corpo.

Regula o intestino

Outra vantagem do consumo de fibras alimentares é a capacidade destes compostos de regular o intestino.

Como não são digeridas pelo organismo humano, as fibras atuam como um estimulador da movimentação intestinal e da manutenção da flora bacteriana natural da região, duas situações essenciais para o funcionamento regular do intestino.

Ajuda no controle da diabetes

Aqui entra outro papel importante das fibras alimentares encontradas nos concentrados de clorofila.

Elas são capazes de atrasar, mecanicamente, a absorção de glicose pelo organismo, evitando que o açúcar seja metabolizado e diminuindo os níveis de glicemia do sangue.

Este processo é importante para o controle da diabetes.

Tem ação antibacteriana

A ingestão regular de clorofila pode ajudar a aumentar a ação antibacteriana do nosso organismo.


Ela é importante por permitir que o processo de cicatrização, de pequenas ou grandes lesões nos tecidos corporais, seja realizada sem perigo de contaminação por bactérias.
Também conhecido que a clorofila é anticarcinogeno, pois ajuda a eliminar as toxinas que entram em nosso corpo através dos alimentos.
Seu alto teor em vitaminas A, E e C, torná-lo um potente antioxidante e também um eficaz anti-inflamatório, por isso é ideal para tratamentos digestivos, como mencionado acima.
Mau hálito é outra das condições que podem ser tratadas com a clorofila, especialmente quando é consumido em forma líquida, ele fornece não só um hálito fresco e agradável perfume, mas promover o sistema digestivo também ajuda o mau hálito, que pode resultar em problemas de estômago.

Existem várias maneiras de consumir clorofila, obviamente o mais natural é comer verduras, quanto mais verde o vegetal, terá maior concentração de clorofila. Alguns vegetais que contribuem com quantidades maiores de clorofila são: espinafre, alface, acelga, agrião, couve, rúcula, salsa, coentro, entre outros. Também algumas algas como Spirulina ou chlorella, possuem altas concentrações de clorofila; 

É possível preparar, diariamente, que são conhecidos como bebidas verdes, ou seja, batidos de vegetais verdes, que consumimos diariamente para tirar vantagem das propriedades da clorofila em forma mais concentrada.


Você também pode comprar clorofila líquida nas lojas de alimentos de saúde ou farmácia e consumi-lo como um suplemento. De qualquer forma sempre será melhor se você comer fresco e naturalmente pelas plantas, desde desta forma que nós assumem os processos de industrialização do mesmo.


Fontes bibliograficas:
http://dicassobresaude.com/
http://www.slim360.com.br/