Beneficios da laranja




A história da laranja inicia-se na Índia, onde era conhecida pelo nome nareng. Da Índia este fruto espalhou-se pela restante da Ásia, passando a denominar-se narang, nome que foi dado a uma cidade paquistanesa, situada na província de Punjab. Da Ásia chegou à Europa através de Portugal.


Um dos primeiros locais da Europa onde se iniciou o cultivo da laranja na França, tendo os franceses adaptado o nome narang para orange. Foi com este nome que a laranja veio a ser associada em algumas culturas à cor do ouro. A palavra or, em francês, significa ouro.

Na Ásia e Médio Oriente, onde era conhecida, a laranjeira assumia-se como árvore ornamental e dotada de características extraordinárias. Era muito comum nos pátios das casas árabes abastadas, geralmente associada a uma fonte ou a um lago.

Em várias culturas, os seus frutos foram conhecidos como "maçãs do paraíso". É possível ver em pinturas antigas os frutos da "Árvore da Ciência" representados por laranjas.



A cor de laranja encontra-se ligada ao fruto do mesmo nome e, em tempos antigos, eram ambos considerados exóticos

A laranja é o fruto da laranjeira, uma árvore da familia Rutaceae. É um fruto híbrido que teria surgido na Antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina.

O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido, mas na natureza existem também as laranjas extremamente ácidas, que pertencem a outra espécie, Citrus aurantium.

Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidas, embora possam ser usadas em algumas receitas. A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. O albedo, a camada branca interior da casca, de dimensão variável, raramente é utilizado, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.



A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Bálcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialetos italianos.

A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C. A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa..As laranjas produzidas em agricultura biológica parece que são mais ricas em vitamina C.

A forma mais eficiente de se beneficiar de todos os nutrientes da laranja é consumi-la fresca ou tomar seu suco. O suco terá níveis mais elevados de quase todos os nutrientes devido à sua concentração. No entanto, uma porção do suco contém o dobro de calorias e 85% menos de fibras do que a fruta.



A laranja é uma das frutas mais conhecidas e consumidas em todo o mundo. Famosa pela sua grande concentração de vitamina C, há muitos benefícios da laranja para a saúde e boa forma. É uma fruta cítrica, redonda, com aproximadamente 5 a 8 cm de diâmetro e sua casca tem uma textura característica. Sua cor, claro, é alaranjada, aliás, o nome da cor se deve à fruta. A polpa é extremamente suculenta e o sabor uma mistura de doce e azedo. Existem várias variedades cujas safras variam um pouco ao longo do ano, mas maior oferta é geralmente nos meses de agosto a outubro.

Acredita-se que a laranja tenha se originado na antiguidade do cruzamento da tangerina com uma outra fruta chamada cimboa. Inicialmente encontrada na Índia, se espalhou pelo restante da Ásia e depois para a Europa, levada pelos portugueses. Até hoje, em muitos lugares, as laranjas doces são chamadas de portuguesas. O responsável por trazer a laranja para a América foi Cristóvão Colombo, em sua segunda viagem ao novo continente.

Para que serve a laranja?
O uso mais comum da laranja é na forma de suco natural da fruta, excelente bebida para o café-da-manhã ou acompanhando outras refeições. Seu consumo in natura também é muito apreciado, bastante lavar e descascar para tomar diretamente o sumo ou retirar a casca com a parte branca, deixando apenas os pequenos gomos.

Da laranja ainda podem ser feitos doces, bolos, compotas, geleias, molhos e uma infinidade de receitas doces e salgadas. É uma fruta muito versátil.

Quais as propriedades da Laranja?
Em 130g de laranja, o que equivale a uma unidade média, obtemos 62 Kcal, que se devem na sua maioria, à presença de carboidratos (quase 16g), uma vez que a quantidade de proteínas é de apenas 1,2 g e de gorduras 0,16 g. Apesar de os carboidratos serem açúcares, como em todas as frutas, a laranja apresenta um baixo índice glicêmico.

Uma laranja contém, ainda, mais de 3 g de fibras alimentares, o equivalente a 13% das nossas necessidades diárias desse nutriente.

A laranja também é rica em vitaminas e minerais. A vitamina C é a mais expressiva, cada laranja fornece em média 70 mg de vitamina C, mais de 150% da quantidade diária recomendada no Brasil (que é de 45mg) e 93% da quantidade recomendada nos Estados Unidos (75mg para mulheres adultas).

Outras vitaminas e minerais presentes na laranja são vitamina A, do complexo B, folato, cobre, potássio e cálcio. A laranja contém também muitos fitonutrientes como flavononas, antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos, e muitos polifenóis.

Devido à vitamina C, a ingestão de laranja (própria fruta ou suco) com suplementos ou alimentos ricos em ferro, potencializa a absorção do mineral.



Quais os benefícios da Laranja?
Veja a seguir os benefícios da laranja para a saúde e como sua propriedades podem ajudar a prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Então, para que serve a laranja?

1) A laranja ajuda a emagrecer
Vários aspectos fazem da laranja um bom alimento para quem deseja emagrecer. Ela é rica em fibras, que dão saciedade, ajudam no funcionamento do intestino e estão associadas a uma menor predisposição em ganhar peso, isto é, pessoas que comem mais fibras, tendem a ganhar menos peso do que as pessoas que ingerem menos fibras.

Apesar de ser uma fonte de carboidratos classificados como açúcares, o índice glicêmico da laranja é considerado baixo, ou seja, os açúcares são absorvidos mais lentamente pelo intestino, evitando picos de glicemia e insulina, que estão associados a um maior acúmulo de gorduras.

Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition também indica que quem consome mais vitamina C tende a ter um índice de massa corpórea menor em relação a pessoas que consomem menos vitamina C. Como a laranja é uma excelente fonte de vitamina C, pode ajudar na perda de peso também dessa forma.

Calorias da Laranja – Tipos, Porções e Dicas Suco de Laranja Engorda? Saiba a Verdade 2) A laranja melhora a saúde cardiovascular
Por ser rica em vitamina C e outros compostos antioxidantes, a ingestão de laranja pode auxiliar a evitar a ação de radicais livres no sangue, que pode levar à formação de placas ateroscleróticas pela oxidação do colesterol sanguíneo. Essas placas podem entupir artérias e causar enfarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e trombose.

O consumo de fibras está associado a menores taxas de colesterol, que é fator de risco para desenvolvimento de doenças cardíacas. Bons níveis de folato estão associados a menores concentrações de homocisteína sanguínea. A homocisteína também é fator de risco para doenças cardiovasculares. Já o potássio ajuda a reduzir a pressão sanguínea e protege contra AVCs e arritmias. Por ser rica nesses nutrientes, fibras, folato e potássio, a laranja auxilia na prevenção de muitas doenças e complicações cardiovasculares e contribui para a saúde do coração.

O potássio presente na laranja também ajuda na redução da pressão sanguínea e nas contrações cardíacas.

3) A laranja protege contra o câncer
Em um estudo com crianças, publicado em 2004 no American Journal of Epidemiology, houve uma redução no risco de desenvolver leucemia ao ter uma dieta rica em banana, laranja e suco de laranja nos dois primeiros anos de vida.

Uma revisão de quase 50 pesquisas bastante extensa feita por um grupo de cientistas da Austrália, demonstrou que uma dieta rica em frutas cítricas leva a uma proteção de até 50% contra o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente câncer de esôfago, de estômago e da boca, laringe e faringe.

A presença da vitamina C e outros compostos fitoquímicos antioxidantes ajudam a reduzir a ação dos radicais livres que podem causar câncer.

4) A laranja faz bem para a pele
A vitamina C, quando ingerida, por exemplo, através da laranja, ou mesmo aplicada na pele (neste caso mais conhecida como ácido ascórbico) ajuda na prevenção do envelhecimento precoce causado pelo sol, pela exposição à poluição, evitando ou retardando o aparecimento de linhas de expressão, rugas e manchas. Além disso, a vitamina C é importante para a produção de colágeno, uma proteína fundamental para a firmeza e elasticidade da pele.

5) A laranja protege contra a Artrite Reumatoide
A laranja parece também ter propriedade anti-inflamatórias. Consumir diariamente um copo de suco de laranja leva a uma considerável redução do risco de desenvolver artrite reumatoide segundo um estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

6) A laranja previne a formação de cálculos renais
Uma pesquisa mostrou que o consumo diário de meio a um litro de sucos de laranja, toranja, ou maçã, leva a uma redução do pH urinário devido a uma maior excreção de ácido cítrico, isso reduz as chances de formação de cristais de oxalato de cálcio, que dão origem aos cálculos renais.

7) A laranja melhora a saúde do sistema respiratório
A laranja contém um pigmento vermelho-alaranjado chamado beta-criptoxantina. Este pigmento foi associado, em uma pesquisa feita em 2003 publicada por uma importante revista científica sobre câncer, a uma redução de 37% no risco de desenvolver câncer de pulmão em pessoas fumantes, e de 27% em pessoas não fumantes.

8) A laranja ajuda a saúde da visão
A laranja é fonte de vitamina A, que por sua vez, é muito importante para a saúde da visão, prevenindo a degeneração macular que ocorre com o avanço da idade, e a cegueira noturna. A vitamina C também demonstrou ser capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de catarata e de reduzir o avanço da degeneração macular.

9) A laranja ajuda no tratamento da diabetes tipo 2
A Associação Americana de Diabetes classificou a laranja como um superalimento para os portadores de diabetes tipo 2. Por ser rica em fibras, a laranja ajuda no controle dos níveis de açúcar e insulina no sangue, assim como do colesterol. Mais uma vez é preciso lembrar que o consumo moderado é importante, pois a quantidade de carboidratos presente na laranja, quando ingerida em excesso, pode ajudar a elevar a glicemia.



Alguns cuidados Em muitas plantações de laranja são aplicados pesticidas para evitar doenças e pragas na planta. Ao consumir, lave bem a laranja para retirar o máximo possível dessas substâncias que se acumulam na casca. O consumo excessivo de laranja pode levar a diarreia devido à alta concentração de fibras. Da mesma forma, uma ingestão muito alta de vitamina C (mais que 2000 mg ao dia) pode trazer consequências como diarreia, náusea, vômitos, azia, dor de cabeça, insônia, inchaço e cãibras. Apesar de ser bastante saudável é preciso lembrar que a laranja é fonte de açúcar. Se consumida em excesso ou em associação a grandes quantidades de outras frutas ao longo do dia, pode levar ao ganho de peso. O segredo é o consumo com moderação, de uma a duas laranjas ao dia. Pessoas com gastrites, refluxos e outros distúrbios do sistema digestivo podem sofrer com a alta acidez da fruta. Neste caso é preciso consumir a laranja com bastante precaução. Pacientes que façam uso de medicamentos betabloqueadores ou que tenham algum tipo de disfunção renal devem consumir laranja com moderação devido à sua alta concentração de potássio. Os betabloqueadores aumentar a concentração desse mineral no organismo e o mau funcionamento dos rins dificulta sua eliminação. 
(Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite.)




Fonte bibliografica:  http://noticias.r7.com/saude/mundo-boa-forma/9-beneficios-da-laranja-para-que-serve-e-propriedades-02022016