Allium schoenoprasum ou cebolinha...

Allium schoenoprasum, conhecido popularmente como cebolinha, cebolinha-francesa ou cebolinho, em Portugal, é uma planta originária da Europa.

É uma planta vivaz, que se desenvolve em tufos muito densos. Apresenta folhas verde-escuras, roliças, que atingem no máximo 30 cm de altura. Em junho, cobrem-se de flores rosa-pálido, semelhantes a pompons. Tais flores devem ser imediatamente retiradas para que as novas folhas possam rebentar. As folhas frescas têm um agradável e suave sabor parecido com o da cebola, sendo especialmente utilizadas cruas em saladas, em pastas de queijo fresco e também em pratos de ovos e queijo.



Usam-se suas folhas como condimento, sendo muito apreciada no molho tártaro.
Usam-se os talos em saladas de verduras e de batatas, omeletes e vários outros pratos com ovos. Podem ainda ser salpicados em sopas, batatas assadas, purê de batata ou servidos crus na decoração de pratos.
No Brasil é uma das plantas mais utilizadas como tempero, e em conjunto com a salsinha forma um condimento conhecido como cheiro-verde.


A cebolinha contém importantes nutrientes como as vitaminas A, B3 (niacina) e C e sais minerais como o cálcio e o fósforo. A vitamina A atua como antioxidante, melhora a visão, fortalece o sistema imunológico e auxilia no crescimento dos cabelos; a vitamina C ajuda a prevenir doenças e evita o envelhecimento precoce das células; a niacina deixa a pele mais bonita e estimula o apetite; já os minerais cálcio e fósforo são responsáveis pela formação dos dentes e dos ossos. Devido à presença dessas substâncias em sua composição, a cebolinha tem um importante papel no combate aos radicais livres e no fortalecimento do organismo. Além disso, a planta é também um ótimo repelente e antibiótico, podendo ser utilizada em preparos orgânicos para prevenir doenças de plantas e pragas.



Com diversas vitaminas, a cebolinha deve ser implementada na alimentação devido aos seus benefícios para o corpo humano. Por conter vitamina A, atua como antioxidante fortalecendo o sistema imunológico, melhorando a visão e auxiliando no fortalecimento e crescimento dos cabelos. A vitamina C, também presente na planta, ajuda a prevenir doenças diversas, além de agir retardando o envelhecimento das células e, consequentemente, o envelhecimento do corpo. Atuando também na pele está a niacina, que a deixa mais bonita, além de estimular o apetite. Os sais minerais, cálcio e fósforo, são responsáveis pela formação e fortalecimento dos ossos e dos dentes.



A cebolinha combate os radicais livres e fortalece o organismo para combater com mais forças possíveis doenças e, por isso, seu consumo é amplamente indicado para todos, desde crianças até adultos, compondo uma alimentação mais completa e saudável.



Para se livrar de agrotóxicos usados em alimentos, você pode cultivar cebolinha no quintal de sua casa. Isso é possível devido ao seu fácil crescimento, podendo ser plantada em espaços bem pequenos, que tenham a luz do sol. Veja como fazer:

1- Separe um local ou vasinho para plantá-las.

2- Prefira terra drenada e fértil, para um fácil cultivo.

3- Com a terra molhada, jogue as sementes de cebolinha ou plante algumas hastes adultas.

4- Molhe com água, mas não encharque a planta.

5- Para crescer forte, deixe tomar luz do sol durante algumas horas por dia e sempre retire matos invasores.

6- Após 75 a 120 dias estará pronta para colheita.



Fontes bibliográficas:
http://beneficiosnaturais.com.br/
https://beneficiosdasplantas.com.br
https://pt.wikipedia.org/wiki/Allium_schoenoprasum