Porque consumir laranja...

A laranja é o fruto da laranjeira, uma árvore da familia Rutaceae.

O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido, mas na natureza existem também as laranjas extremamente ácidas, que pertencem a outra espécie, Citrus aurantium.





Frequentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidas, embora possam ser usadas em algumas receitas. A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. O albedo, a camada branca interior da casca, de dimensão variável, raramente é utilizado, apesar de ter um sabor levemente doce. É recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.

A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Bálcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialectos italianos.

A laranja é muito conhecida por ser fonte de vitamina C. A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa. As laranjas produzidas em agricultura biológica parece que são mais ricas em vitamina .

A forma mais eficiente de se beneficiar de todos os nutrientes da laranja é consumi-la fresca ou tomar seu suco. O suco terá níveis mais elevados de quase todos os nutrientes devido à sua concentração. No entanto, uma porção do suco contém o dobro de calorias e 85% menos de fibras do que a fruta.



Cada 100 gramas de laranja (Citrus x sinensis) contém:
Calorias - 65kcal
Proteínas - 0,6g
Gorduras - 1g
Vitamina A - 195 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 135 µg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 150 µg
Vitamina B3 (Niacina) - 0,25 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 48 mg
Cálcio - 45 mg
Potássio - 36 mg
Fósforo - 21 mg
Sódio - 13 mg
Enxofre - 11 mg
Magnésio - 8 mg
Fonte de vitamina C



Devido às suas propriedades naturais, a laranja traz muitos benefícios à saúde, dentre os quais podemos citar:

Combate ao colesterol
Controle da pressão sanguínea
Melhoria dos problemas digestivos
Estímulo das funções intestinais
Prevenção de gripes e infecções
Reforço das defesas do organismo
Correção da acidez excessiva do organismo
Estímulo do sistema circulatório, combatendo inflamações das veias
Diminuição do risco de derrame
Pode evitar o câncer de boca e de estômago



A maior parte das fibras presentes na laranja é encontrada no bagaço. Na parte branca, encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo, a saber: na boca, ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cáries dentárias; no estômago, ela aumenta o volume do alimento, produzindo sensação de saciedade; no intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer neste órgão. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, sendo indicado aos que sofrem com prisão de ventre.

Dicas
– Antes de fazer uma caminhada, tome um copo de suco de laranja: ele é energizante, ajuda a hidratar e a diminuir o colesterol.

– Consuma a vitamina C junto com a vitamina E, aumentando assim a potência dos antioxidantes. Amêndoas, semente de girassol, pimentão e grão de bico são algumas das fontes de vitamina E.



Fontes bibliograficas

https://pt.wikipedia.org

http://www.remedio-caseiro.com/