cheiros que acalmam...

A aromaterapia é a ciência, e também a arte, da terapêutica por meio da utilização de substâncias aromáticas naturais, os óleos essenciais, que atua em nosso corpo de uma forma natural e holística.Os óleos essenciais agem gentilmente no corpo, restaurando nossas energias curativas e proporcionando o balanceamento entre corpo, mente e espírito.  Nossa memória olfativa tem o papel de reconhecer o cheiro e comunicar ao corpo o seu significado, resgatando as emoções que a ele foram associadas no passado e que geraram a memória.
 Os óleos essenciais agem gentilmente no corpo, restaurando nossas energias curativas e proporcionando o balanceamento entre corpo, mente e espírito. Atua conjuntamente nas áreas dermatológica, medicinal e emocional, garantem os estudiosos e adeptos.
Existem determinados aromas para estimular e tratar áreas específicas. Estas sensações que são despertadas podem ser estimuladas em nossa casa, de acordo com nossos objetivos, da maneira simples.



Levando em consideração o poder do olfato, nada melhor que utilizar os aromas corretos para cada ambiente da casa. Veja abaixo como utilizar a Aromaterapia a favor de seu lar.

SALA

Normalmente a sala é um local de reuniões com amigos e familiares. É neste ambiente que conversamos, descontraímos e até estudamos. Sendo assim, é ideal que o local favoreça o bem-estar, o aconchego e a concentração. Os óleos essenciais mais indicados para a sala são:

Óleo Essencial de Alecrim: estimula a concentração e a memória. Ótimo para quem estuda na sala.
Óleo Essencial de Canela: estimulante, aquece o ambiente proporcionando interação entre as pessoas.
Óleo Essencial de Eucalipto: clareia as ideias e favorece a concentração.
Óleo Essencial de Ho leaf: promove o equilíbrio, acalma o nervosismo e estimula em casos de apatia.
Óleo Essencial de Mandarina: revitalizante e refrescante, propicia o bem-estar e a sensação de alegria.
Como usar:

Escolha dois dos óleos essenciais acima para combinar aromas. Depois, pingue de 10 a 15 gotas no total em um aromatizador elétrico de ambiente ou em um rechaud. Aromatize a sala 30 minutos antes de receber visitas ou estudar, sempre que achar necessário.



COZINHA

Este é um ambiente onde muitos cheiros se misturam, devido aos temperos, ervas e especiarias utilizados nas preparações dos pratos. É também um local de prazer e alegria. Afinal, para cozinhar é necessário estar de bem com a vida e ter prazer no que está fazendo. Caso contrário, "a coisa desanda", como diz o ditado. Neste cômodo, os óleos essenciais recomendados são aqueles que não anulam o aroma das preparações, mas sim potencializam o que já está no ar:

Óleo Essencial de Laranja: clareia os pensamentos, alivia a tensão, favorece o positivismo e é reanimador, além de aromatizar com seu cheiro doce estimulando o apetite.
Óleo Essencial de Cardamomo: estimula o apetite é refrescante e revitalizante.
Óleo Essencial de Citronela: além de revitalizante ajuda a espantar os mosquitos.
Óleo Essencial de Cravo: estimulante e revitalizante, quando combinado com o óleo essencial de laranja ou limão é um ótimo repelente de insetos e formigas.
Óleo Essencial de Pimenta Negra: estimula o apetite e dá energia nos casos de frustração (caso o assado não dê certo)
Como usar:

No total, utilize de 10 a 15 gotas de um ou mais óleos em um aromatizador elétrico. Os óleos essenciais cítricos devem ser usados quando você fizer frituras, pois eles neutralizam o odor da gordura. Já os óleos essenciais de Citronela e Cravo podem ser usados como repelente de insetos, nos cantos da pia. Para isso, pingue uma gota de cada um em uma lasquinha de cerâmica ou uma bolinha de algodão. Outra opção é usá-los dentro dos armários da cozinha. Em um copo plástico, coloque cinco pedaços de giz (aquele de escrever em lousa de escola) e pingue duas gotas de cada óleo e coloque dentro dos armários. Reaplique os óleos no copo a cada 10 dias.



BANHEIRO

Este local é onde todas as impurezas são mandadas embora. O banheiro funciona como um escoador de energias e é importante deixar a tampa do vaso sanitário sempre abaixada, para que os maus fluidos eliminados não voltem. Este é o local da casa que deve ser muito bem limpo e pede aromas frescos e higienizadores. Confira abaixo os óleos essenciais mais indicados para o ambiente:

Óleo Essencial de Pinho: antisséptico, desodorizante e desinfetante, o óleo deixa aquele aroma de "banheiro lavado".
Óleo Essencial de Limão: antisséptico e bactericida, deixa o banheiro com um aroma refrescante.
Óleo Essencial de Tea Tree: antimicrobiano, desinfetante e antisséptico, o óleo é muito eficaz para acabar com bactérias, fungos e outros germes.
Como usar:

Em um aromatizador elétrico ou de cerâmica, pingue cinco gotas do óleo essencial escolhido e deixar aromatizando o ambiente. Se preferir, após lavar o banheiro, em um balde de um litro de água pingue 10 gotas de óleo essencial de Pinho ou Tea Tree. Depois é só passar com um pano a mistura na pia, no vaso sanitário e em todo o chão do banheiro. Além de aromatizar este ambiente, a mistura ainda vai eliminar todas as bactérias.



QUARTO

Os quartos são locais sagrados, onde as pessoas relaxam e buscam dormir bem ou ter prazer com as relações sexuais. Nos quartos das crianças os melhores aromas são os que relaxam, acalmam, e induzem ao sono tranquilo. Já no quarto dos casais, além dos aromas citados,também é possível usar óleos que despertam o desejo sexual e apimentam a relação. Veja abaixo algumas dicas:

Óleo Essencial de Lavanda: calmante e sedativo, ótimo para ter uma boa noite de sono, já que também combate a insônia.
Óleo Essencial de Manjerona: misturado à Lavanda, é um ótimo relaxante e sedativo para combater a insônia.
Óleo Essencial de Camomila Romana: ótimo relaxante, ajuda a combater a ansiedade. Também alivia as preocupações, transmitindo paz.
Óleo Essencial de Canela: tem propriedades afrodisíacas, estimulando o sistema glandular e aquecendo o ambiente.
Óleo Essencial de Ylang-Ylang: afrodisíaco, é utilizado para ajudar nos problemas com impotência. Deixa um aroma doce, floral e exótico no ar.
Como usar:

Para promover o bom sono dos pequenos, pingue em um aromatizador elétrico ou difusor umidificador (que além de espalhar o aroma também ajuda a umidificar o ar em dias de tempo seco, evitando que as crianças fiquem com o nariz e garganta secos e irritados) 10 gotas de óleo essencial de Lavanda e Camomila Romana, no total. Outra alternativa é pingar um gota de óleo essencial de Lavanda ou Camomila Romana nas roupas de cama (principalmente na fronha), uma hora antes da criança dormir.

No quarto dos adultos, também no aromatizador elétrico ou rechaud, pingue de 10 a 15 gotas dos óleos essenciais escolhidos que melhor se encaixam na ocasião, seja para dormir e relaxar ou apimentar a relação.



Conheça também as fragrâncias e suas funções:
Fragrâncias estimulantes
Alecrim: o frescor do alecrim acalma as apreensões enquanto estimula o espírito.
Canela: a canela, com seu aroma ácido e picante, tem propriedade vitalizante e aumenta a energia.
Menta: tirada da hortelã-pimenta, recém-colhida, estimula, revigora e refresca os sentidos.
Cravo: óleo de aroma intenso, afrodisíaco e ativador de circulação.
Gengibre:o óleo essencial de gengibre é amado pelas suas propriedades excitantes e fortificantes.
Laranja: o óleo essencial de laranja ajuda a refrescar idéias e a elevar o espírito.
Chocolate: energético, eleva o bem-estar.
Fragrâncias Relaxantes
Camomila: tranquiliza a alma e promove relaxamento.
Capim-Limão: tem propriedades desinfetantes. O capim-limão ajuda a purificar a mente, criando uma atmosfera romântica.
Rosa: identificada pela fragrância sensual, a essência da Rosa ajuda a purificar a mente, criando uma atmosfera romântica.
Sândalo: escuro, exótico e sedutor, o sândalo indiano relaxa e conforta a alma.
Cedro: um dos óleos de uso mais antigo, o Cedro tem propriedades calmantes e confortantes.
Lavanda: o óleo natural de lavanda, cultivado nos campos viçosos da França, acalma e relaxa.
Patchouli: o óleo calmante de Patchouli é sempre procurado para relaxar a mente.
Verbena: de aroma semelhante ao de um limão doce, porém mais refinado. Tem efeito relaxante, revigorante e revitalizante sobre as emoções.
Fragrâncias refrescantes
Erva-Doce: desintoxicante, associado a banho.
Algas-Marinhas: sensação de limpeza, também associada a banho.
Eucalipto: limpeza é também descongestionante e expectorante, inibidor de tabaco.
Bora espalhar aromas na nossa casa, na nossa vida?





Fontes bibliográficas:

http://www.magazineluiza.com.br/portaldalu/cheiro-bom-com-a-aromaterapia/3044/

http://www.personare.com.br/