Inhame ou Cará?

Esse tubérculo tão conhecido no Norte e Nordeste do nosso país também é chamado de taro, inhame-branco, taioba-de-São-Tomé e cará, mas seus benefícios são desconhecidos pela população, que muitas vezes consome sem saber o bem que ele faz! O inhame costuma variar nas refeições do dia no cardápio brasileiro, sendo consumido até no café-da-manhã e é considerado um ótimo item para ser adicionado à dieta.


O vocábulo "inhame" origina-se das línguas do oeste da África. A palavra yam, do inglês, vem do Wolof nyam, que significa "a amostra" ou "sabor"; em outras línguas Africanas, a palavra utilizada para inhame também pode significar "comer", como, por exemplo, yamyam e nyama, em Hausa.

A palavra "cará" vem de termo tupi ka'rá. "Caratinga" vem do termo tupi aka'ratin'ga, que significa "cará branco".

Inhame e cará são nomes comuns de várias espécies de plantas bem diferentes, dos gêneros Dioscorea, Alocasia, Colocasia, Xanthosoma, e Ipomoea, e de suas "batatas" (rizomas ou cormos amiláceos). Essas plantas são muito cultivadas na África, América Latina, Ásia e Oceania e desempenham papel importante na alimentação dessas regiões.

O significado específico desses nomes varia de região para região. A confusão é devida ao fato de que essas plantas produzem "batatas" comestíveis que são cozidas de modo semelhante.



Algumas espécies do gênero Dioscorea (família Dioscoreaceae) e seus tubérculos são geralmente chamadas de "inhame" no nordeste e sul do Brasil, incluindo estado de Paraná; mas de "cará" no sudeste, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, especialmente nas capitais e em textos técnicos. Nos estados da Paraíba e Pernambuco usa-se "inhame" para as espécies de Dioscorea que produzem túberos grandes (como inhame da Costa, inhame São Tomé) e "cará" para as que produzem túberos pequenas (como cará nambú) .

Algumas espécies dos gêneros Alocasia e Xanthosoma (família Araceae) tem nomenclatura oposta: "inhame" no sudeste, e "cará" no nordeste.

Nos Açores, chama-se de "inhame" (ou "coco", na ilha de São Jorge), o taro (Colocasia esculenta), que é extensamente cultivado nestas ilhas. Por essa razão, em outras regiões lusófonas, o taro é também chamado de "inhame", "cará", "inhame-coco" ou "inhame-dos-aço

Se você ainda não gosta de inhame e não se convenceu, saiba que ele é um caule que tem como função levar água e nutrientes para a planta, ou seja, é fácil deduzir que ele é rico em muitos nutrientes necessários para o nosso organismo, entre eles estão os carboidratos, o cálcio, o ferro, o fósforo, as vitaminas do complexo B e amido. Isso faz dele extremamente recomendado para crianças e também pessoas que desejam emagrecer, já que possui menos calorias que duas bolachas recheadas! Se interessou? Saiba mais sobre seus benefícios.



Benefícios :

Inhames é uma boa fonte de Vitamina B6, um nutriente necessário para o corpo e ajuda a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. Vítimas de ataque cardíaco com níveis normais ou até baixos de colesterol são associado a ter níveis elevados de homocisteína. Porque níveis elevados de homocisteína têm sido associados ao aumento do risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, parece ser uma boa idéia para obter quantidade suficiente de vitamina B6. Além disso, a ingestão adequada de vitamina B6 tem demonstrado reduzir o risco de doença cardíaca.

Inhame também é uma boa fonte de Potássio, o que ajuda a controlar a pressão arterial. Baixa ingestão de potássio, especialmente quando combinado com a ingestão elevada de sódio, muitas vezes pode levar à hipertensão. Falando de hyperhension, uma proteína de armazenamento contido no inhame chamados dioscorin também pode ser benéfica para algumas pessoas que sofrem desta condição. Estudos descobriram que podem ajudar no aumento do fluxo sanguíneo renal e reduzir a pressão arterial.

Para coroar tudo isso, inhame também é uma ótima Fonte de Vitamina C, que diminui a pressão arterial e garante dilatação adequada dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo para o coração e prevenção de doenças como aterosclerose, colesterol alto e insuficiência cardíaca congestiva.

Na Prevenção do Câncer: A presença de Antioxidante e Vitamina C no inhame ajuda a proteger o corpo dos radicais livres que causam o estresse oxidativo. O estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, é associado com muitos tipos diferentes de câncer, incluindo o de pulmão, boca, garganta, do cólon, estômago e esôfago. A vitamina C também ajuda na geração de Vitamina E (um outro antioxidante útil).

Apenas 100 Gramas de inhame contém quase 30% da Dose recomendada de vitamina C. O corpo usa a vitamina C para a proteção de deficiências do sistema imunológico e pode reduzir as chances de degeneração macular, uma condição na qual a visão fina se deteriora, resultando na perda da visão central e a perda é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos de idade.



O inhame é Rico em fibras, e são Carboidratos complexos. o Inhames é quebrados em açúcares, liberados e absorvidos pela corrente sanguínea a uma taxa gradual, mantendo-o satisfeito por mais tempo, e ele é muito baixo em calorias também.



O potássio é tão abundante no inhame e muito importante na regulação da atividade muscular e nervosa. Tanto a frequência e o grau em que o nosso contrato músculos e os nervos se tornam excitáveis dependem fortemente da quantidade certa de potássio no corpo. Muitos dos nossos músculos e células nervosas se especializaram em canais de potássio em movimento dentro e fora da célula. Quando o movimento é bloqueado, ou quando o potássio tem falta de atividade de dieta, o músculo e os nervos podem ser comprometidos.

Carboidratos complexos dos Inhames são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea a uma taxa gradual. Isso evita que os níveis de açúcar no sangue seja muito alto, e muito rapidamente é mergulhando para baixo. Eles também são uma boa fonte de manganês, que ajuda no metabolismo de hidratos de carbono e é um co-fator de uma série de enzimas importantes na produção de energia.



Fontes bibliograficas:

http://www.saudedica.com.br/

https://pt.wikipedia.org