Consumindo abacate sem culpa

Aproveitando que estamos em plena safra, vamos falar um pouco dos benefícios do abacate?

A fruta é conhecida pelo alto teor calórico e pela quantidade de gorduras que possui, devido a isso, muitas pessoas excluem o abacate de suas dietas, sem nem mesmo saber dos benefícios desta fruta.


Essas gorduras presentes na fruta gerando muitas calorias por fatia ingerida, são de origem monoinsaturadas, ou seja, não causam riscos a saúde, pelo contrário, estas gorduras são principais causadores da redução dos níveis de colesterol e triglicérides do organismo, se tornando assim um benefício a saúde, prevenindo doenças cardíacas.

O abacate contém cálcio, potássio, vitamina C, fósforo, manganês, magnésio, lipídios, ferro, cobre, zinco, vitamina E e vitamina A, todos estes nutrientes colocam em xeque o fator de ser uma fruta que engorda, pois estes nutrientes são importantes para o organismo e contém níveis altos de nutrientes, trazendo assim benefícios a saúde.



Sim, contém muitas calorias, mas a ingestão desta fruta deve ser moderada, ou seja, não há necessidade de comer um abacate inteiro, podendo ser ingerido somente metade ou divido com alguém que também preza por uma melhor qualidade de vida e é adepto a reeducação alimentar como dieta básica.

Sendo assim, o abacate pode ser ingerido pelo menos duas vezes na semana, nas refeições do café da manhã ou café da tarde, adquirindo ao organismo nutrientes e um novo sabor.

Contém propriedades que agem como anti-inflamatório e antienvelhecimento, ou seja, retarda estas ações no corpo, além de reduzir os níveis altos de glicose no sangue e o hormônio do estresse, o cortisol, trazendo então uma sensação maior de satisfação de forma natural.

A gordura que fica alojada na região da barriga e dos quadris, são basicamente os triglicerídeos de cadeia média, e neste caso, o abacate tem função ativa, em queimar estes triglicerídeos, proporcionando assim uma barriga mais sequinha e com menor índice de gordura. A ingestão diária do abacate tende ao organismo uma melhor absorção, distribuição e reposição destes nutrientes, tornando assim um tipo de alimento muito eficaz em uma dieta, desta forma, o aproveitamento destes nutrientes, permite que seus benefícios sejam então potencializados, diminuindo assim a quantidade de gordura no corpo e a prevenção natural de doenças cardíacas.



São inúmeros os benefícios, veja alguns deles:

O Abacate Prevenir Câncer de Próstata: Estudo realizado sobre o Abacate mostraram que ele inibir o crescimento do cancro da próstata.

Melhora as Defesa contra Câncer de Boca: Pesquisa mostraram que certos compostos no abacate são capazes de procurar as células cancerosas, pré-cancerosas e destruí-las sem danificar as células saudáveis.

Proteção Contra Câncer de Mama: O Abacate, como o azeite, é uma excelente fonte em ácido oleico, que tem sido mostrado ser bastante eficaz em prevenir o cancro da mama em vários estudos.

Benefício do Abacate para os Olhos: O Abacate é uma das frutas mais ricas em carotenóide luteína. A luteína protege contra a degeneração macular e Catarata, duas incapacitantes doenças oculares relacionadas à idade.

Benefício do Abacate para Colesterol: O Abacate é uma rica fonte em beta-sitosterol. O Beta-sitosterol é um composto que tem sido mostrado em estudos que reduzir os níveis de colesterol. Em um estudo, 45 voluntários tiveram uma queda média em seu colesterol de 17% depois de comer abacate por apenas uma semana.

Benefício do Abacate para Coração: A cada 100 g de abacate tem 23% do valor diário recomendado de ácido fólico. Estudos mostram que pessoas que comem dietas ricas em folato têm uma incidência muito menor de doenças cardíacas do que aqueles que não o fazem. A vitamina E, gorduras monoinsaturadas e glutationa no abacate também são grandes para o seu coração.

Benefício do Abacate Cérebro: Os altos níveis de folato no abacate também são protetores contra derrames. As pessoas que comem dietas ricas em ácido fólico têm um risco muito menor de acidente vascular cerebral do que aqueles que não o fazem.

Melhor absorção de nutrientes: Em varias estudos descobriram que certos nutrientes são absorvidos melhor quando consumido com abacate. Em um estudo, quando os participantes comiam uma salada contendo abacate, eles absorveram cinco vezes a quantidade de carotenóides (um grupo de nutrientes que inclui licopeno e beta-caroteno) do que aqueles que não incluem o abacate.

Abacate é Rico em Glutationa: O Abacate são uma excelente fonte de glutationa, um antioxidante importante que os pesquisadores dizem que é importante na prevenção do envelhecimento, câncer e doenças cardíacas.



Fontes bibliograficas:

http://dieta.blog.br/

http://www.saudedica.com.br/