Cajá, delicia de fruta!

"Cajá" vem do tupi aka'yá . "Cajarana" também vem do tupi, significando "o que se parece com o cajá" . "Taperebá" vem do tupi taperei'iwa .

Spondias dulcis , conhecido popularmente pelos nomes cajá-manga, cajá, cajarana, taperebá-do-sertão e cajá-anão , é uma árvore da família das anacardiáceas. É originário do Arquipélago da Sociedade, na Oceania. Está presente em quase todo o território brasileiro, em especial na Região Nordeste do Brasil bem como noutros países como é o caso de São Tomé e Príncipe.




A árvore do cajá-manga pode atingir até 15 metros de altura. O fruto tem formato cilíndrico, com 6 a 10 cm de comprimento, 5 a 9 cm de diâmetro, podendo pesar até 380 g. É um fruto de casca lisa e fina, que possui coloração amarela brilhante, muito aromático e de polpa suculenta, de sabor agridoce e ácido quando maduro, com endocarpo revestido de espinhos (macios) irregulares. É uma fruta rica em fibras.



O cajá é utilizado principalmente para fazer suco, néctares, sorvetes, geleias, vinhos ou licores e como é uma fruta ácida não é comum comer-se ao natural. A variedade cajá-umbú, que resulta do cruzamento entre a cajá e o umbú, é uma fruta tropical do nordeste brasileiro utilizada principalmente na forma de polpa, sucos e sorvetes.

Os principais benefícios da cajá podem ser:

Ajudar a emagrecer, pois tem poucas calorias;
Melhorar a saúde da pele e dos olhos por ter vitamina A;
Combater as doenças cardiovasculares por ter antioxidantes.
Além disso, ajuda também a aliviar a prisão de ventre, principalmente a variedade de cajá-manga, que se encontra mais facilmente na região nordeste do brasil e é rica em fibras.


Informação Nutricional do Cajá

ComponentesQuantidade em 100 g de Cajá
Energia46 calorias
Proteínas0,80 g
Gorduras0,2 g
Carboidratos11,6 g
Vitamina A (Retinol)64 mcg
Vitamina B150 mcg
Vitamina B240 mcg
Vitamina B30,26 mg
Vitamina C35,9 mg
Cálcio56 mg
Fósforo67 mg
Ferro0,3 mg



Fontes bibliográficas:

http://www.tuasaude.com/beneficios-do-caja/

https://pt.wikipedia.org