Massagens para todos os gostos

Nos dias de hoje nos deparamos em milhares de situações estressantes, que nos deixam
ansiosos, tensos, com raiva e que acabam provocando diversas doenças emocionais e físicas. Por que não optar por algum tipo de massagem para aliviar essas tensões? Conheça algumas delas e os benefícios que trazem ao nosso organismo:




Pedras Quentes

A massagem com pedras quentes é uma massagem feita com pedras de basalto quentes em todo o corpo, inclusive rosto e cabeça, que ajuda a relaxar e a aliviar o estresse acumulado durante as tarefas diárias.



Os benefícios da massagem com pedras quentes incluem:
Aumento da circulação sanguínea local devido ao calor das pedras;
Relaxamento profundo porque o calor alcança as fibras mais profundas da musculatura;
Aumento da drenagem linfática;
Alívio de dores musculares;
Diminuição do estresse e tensões;
Aumento do bem-estar. Traz prazer para o corpo devido ao aquecimento;

A massagem com pedras quentes tem a duração de em média de 90 minutos e é ideal para os dias mais frios do inverno.

Para fazer uma massagem com pedras quentes deve-se:
Colocar 5 ou 6 pedras de basalto lisas dentro de uma panela com água;
Ferver a água com as pedras e depois deixar repousar até que a temperatura seja de 50ºC;
Colocar uma pedra na mão para verificar a temperatura da pedra;
Fazer uma massagem com óleo de amêndoas doces;
Colocar as pedras nos pontos-chave de acupressão das costas durante 10 minutos;
Fazer uma massagem leve com as pedras sobre o local onde foram colocadas.

Embora a massagem com pedras quentes possa ser feita em casa, deve, sempre que possível, ser feita por um profissional treinado para garantir melhores resultados.




Massagem com Bambu

A “Bamboo Massage” é uma mistura de três tipos diferentes de massagens: a drenagem linfática, pois estimula as glândulas e diminui a celulite, o shiatsu, que atua no alívio das tensões musculares, e a ayurvédica, que utiliza óleos específicos tanto para o relaxamento quanto para a estimulação do paciente em tratamento.

Os terapeutas utilizam os bambus como um prolongamento dos dedos, aumentando o alcance dos toques. “Da ayurvédica, utilizamos os óleos de acordo com o estado de espírito da pessoa. Antes de iniciar a massagem ela responde um pequeno questionário que vai identificar o óleo ideal para ser usado. Por exemplo, se vamos usar um óleo para relaxar ou despertar a energia”, explica Andréia Safont, esteticista de São Paulo.
Originária da França, a Bamboo Massage não dispensa a dieta balanceada e a prática de exercícios físicos na batalha contra os indesejáveis buraquinhos que insistem em permanecer, principalmente, no bumbum, barriga e braços.

Com a duração média de uma hora, o procedimento começa pelas costas, segue para a parte posterior das pernas e pés, passa pelo o abdômen, pela parte frontal das pernas e finaliza no rosto. “Na face os movimentos são mais leves e voltados apenas para o relaxamento facial. No abdômen procuro dar mais ênfase na drenagem”, conta Andréia.

O intervalo entre uma sessão e outra depende da pessoa, mas, normalmente, as clientes se rendem e fazem uma vez por semana.

"Os óleos utilizados para o deslizamento das mãos e dos bambus são escolhidos conforme o perfil e a necessidade de cada paciente no dia da massagem", conta a especialista.




Shiatsu



Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos. "O shiatsu é importante para aliviar o estresse porque promove re-equilíbrio energético de todos os sistemas corporais, incluindo aquele responsável pelas emoções",Segundo a fisioterapeuta Vanessa Pereira.



Reflexologia


É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricções e massagens. Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" no pé. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão e promove um re-equilíbrio. "A reflexologia foca a massagem nos pés, causando um imenso relaxamento, sensação de prazer e bem-estar", explica Vanessa.






Massagem relaxante



É uma técnica mais suave que utiliza movimentos deslizantes e leves, com uso de óleos aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso. Segundo Vanessa, essa massagem é indicada para fins de relaxamento, efeito anti-estresse, combate à irritabilidade, falta de concentração e má circulação sanguínea. "A técnica reduz a tensão muscular, provocando a calma e um relaxamento mental"