Aproveite o verão sem colocar a saúde em risco

O sol pode ser muito legal, mas a pele sofre. Durante o verão, quando aumentam as atividades ao ar livre, o acúmulo de raios ultravioletas pede ainda mais proteção. Isso porque a incidências de UVA e UVB, principais vilões da pele, são ainda maiores.
Neste caso, o uso de filtro solar torna-se indispensável. Para evitar o envelhecimento precoce, risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas, a farmacêutica Naiana Tokarski, orienta como aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco. 
Alimentação saudável e hidratação diária complementam a proteção. Para Naiana, mesmo em dias com baixa incidência solar e nublados, o uso do filtro solar deve ser mantido, principalmente entre 10h e 16h. "É preciso que as crianças e jovens criem o hábito de usar o protetor solar diariamente, pois 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre na faixa entre 0 e 20 anos. Além disso, consulte sempre um médico dermatologista", alerta. 

Confira outras dicas da farmacêutica para manter a pele saudável: 
A alimentação influência na Proteção Solar ?
Sim, alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele. É o caso da cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, que contêm substâncias que se depositam na pele a retém as radiações ultravioletas. Estas substâncias são encontradas nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha.

Como manter a pele sempre hidratada ?
As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Aumente a ingestão de líquidos no verão e abuse da água, suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplique um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade de água na pele entre 10% e 30%.

Fale sobre importância do uso do fotoprotetor?
A exposição à radiação ultravioleta (U.V.) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas como tumores benignos (não cancerosos) ou cancerosos, como o melanoma. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fato de proteção solar 30 (FPS), no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, principalmente nas atividades de lazer ao ar livre. Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele sensível da criança, de preferência os filtros físicos.

Qual outra forma de se proteger?
Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois  retêm cerca de 90% das radiação UV.  Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem cataratas e lesões á córnea. Para as mulheres que desejam manter a pele maquiada e protegida, a dica é optar por bases fotoprotetoras, que além de manter o tom uniforme na pele, ajuda na prevenção do fotoenvelhecimento e na hidratação diária.


Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/aproveite-o-verao-sem-colocar-a-saude-em-risco-7152056.html
Perfil do Autor
Naiana Tokarski é farmacêutica e diretora do Grupo Artesanal