O poder medicinal das frutas:

 As frutas tem grande poder curativo e são deliciosas.Todas elas possuem grande poder medicinal, seja no fruto, ou folhas e cascas. Aproveitem essas dicas fáceis, úteis e de grande auxílio em várias enfermidades.


ABACATE:

Fortalecer a memória - misturar a polpa de abacate com uma colher de sopa de gérmen de trigo e adicionar água. bater tudo no liquificador e ingerir de 3 a 5 vezes por semana.

Dor de cabeça - fazer um chá de folha de abacateiro, deixar mornar e acrescentar argila medicinal, fazer um emplasto e aplicar na testa, deixando agir. A dor cessará rapidamente.



ABACAXI:

Infecções de garganta - centrifugar váris fátias de abacaxi e fazer gargarejos com esse suco puro sem adoçar.

Infecção urinária - bater no liquidificador 1 fatia de abacaxi com miolo, 1 colher de sopa do gérmen de semente de abóbora, 1 colher  de sopa de aveia em flocos e água. Coar e adoçar com mel. Ingerir 1 copo,2 vezes ao dia.



ACEROLA:

Rubeóla ou rosácea - ingerir 2 a 3 copos do suco de acerola puro.

Bronquite, resfriados, efizema pulmonar, pneumonia e tuberculose:  Bater no liquidificador 10 frutos de acerola com água e acrescentar 1 gota de óleo de copaíba para cada 10 quilos de peso. Ingerir 2 copos por dia.



AÇAÍ:

Fortalecer a visão - bater no liquidificador 100 gramas de polpa de açaí com uma colher de sopa de linhaça e um copo de água. Ingerir pela manhã durante 15 a 20 dias.

Osteoporose - Bater no liquidificador 100 gramas de polpa de açaí, 10 gramas de amêndoa, um copo de água, adoçar com mel e tomar 2 vezes ao dia.



AMEIXA:

Ácido úrico - ingerir 2 a 3 copos por dia de suco de ameixa sem adoçar.

Anemia por carência de ferro - comer ameixa seca irrigada com melaço de cana.



AMÊNDOA:

Convulsões -  triturar 30 gramas de amêndoas e misturar com meio liyro de água. Ferver por 5 minutos. Para adultos, tomar 4 xicaras de chá por dia e para crianças, tomar 1 xícara de café 3 vezes ao dia.




BANANA:

Pneumonia - ingerir 3 a 5 unidades por dia cozidas no vapor por 10 minutos.

Queimaduras, nevralgias e varizes - aplicar a superfície interna da casca fresca sobre as áreas afetadas de 2 a 3 vezes ao dia.



CAJU:



Diabetes, eczemas, reumatismos, escorbuto
(falta de vitamina C) - Ingerir 2 a 3 copos de suco do fruto por dia.


Psoríase - Ingerir 4 copos de suco natural diluído em água e adoçado com mel.





COCO:

Anemias - ingerir polpa de coco verde misturada com uma colher de sopa de melado de cana.

Enjôo e Náusea - ingerir um copo de água de coco várias vezes ao dia.




FIGO:

Furúnculos - levar um figo fresco ao forno por meia hora, cortá-lo ao meio e aplicar sua polpa morna sobre a área inflamada, quantas vezes se fizer necessários.

Doenças de fígado e vesículas - ingerir figo fresco várias vezes ao dia, mas longe dos horários de refeições. 




GOIABA:

Infecções do aparelho respiratório - bater no liquidificador uma goiaba branca e água, em seguida coar e adoçar com mel. ingerir 1 a 2 copos por dia.

Tuberculose - fazer uso constante dos frutos, ao natural ou em forma de suco.




LARANJA:

Corrige acidez do organismo, regula sistema circulatório, combate inlamaçoes de veias, ajuda no combate ao diabetes e gota, eficaz no combate a gripes, resfriados, febres e afecçoes respiratórias. Consumir laranjas diariamente em forma de fruta ou suco.




LIMÃO:

Emagrecimento - Ingerir suco de meio limão em um copo de água morna, de manhã em jejum. Pode perder até um quilo no mês.

Caspa e oleosidade excessiva do couro cabeludo - aplicar suco de limão na cabeça. USAR SOMENTE DENTRO DE CASA E LAVAR BASTANTE DEPOIS DO USO.



MAÇÃ:

Inflamações da bexiga - descascar uma maçã vermelha madura, retirar as sementes, cortá-las em fatias, levar ao fogo em meio litro de água , ferver por 20 minutos. Esfriar, coar, adoçar com uma colher de sopa de mel. Tomar uma xicara de chá 2 vezes ao dia.

Cistite e Uretrite - ingerir 2 a 3 copos de suco de maçã por dia.

Combate à pneumonia - Ingerir 2 maçãs em jejum, cozidas no vapor por 10 minutos, diariamente.




MAMÃO:

Asma e colesterol alto - Ingerir polpa ao natural ou em suco pela manhã em jejum.

HPV - fazer suco de mamão com laranja, acrescentar uma gota de óleo de copaíba para cada 10 quilos de seu peso. Ingerir pela manhã em jejum, durante 45dias.



MANGA:

Gastrite, úlceras e problemas de vias respiratórias - ingerir de 1 a 3 copos de suco por dia, sem adoçar.

Para Varizes - Fazer um chá com 50 gramas de casca de manga para 500 ml de água, fervendo de 3 a 5 minutos. Ingerir 1 a 2 xicaras de chá por dia.



MARACUJÁ:

Ansiedade, insônia, irritação, excitação nervosa, tensão, depressão, diarréia, bruxismo, e para reforçar o sistema imunológico - Ingerir o suco de maracujá ao natural, adoçado com mel, batendo a polpa com as sementes e depois coar. Outra opção é fazer um chá com 4 folhas de maracujá para uma xícara de chá de água, fervendo de 2 a 3 minutos e ingerindo de 2 a 3 xícaras por dia.




MELANCIA:


Reumatismo - tomar 2 copos de suco da polpa com sementes 2 vezes ao dia.

Ácido Úrico - ingerir 2 a 3 copos de suco de melancia por dia.

Erisipela - Uso externo: triturar polpa com a casca e usar no local sob forma de cataplasma.




UVA:

Falta de apetite - ingerir uvas durante o dia e o suco puro, sem adoçar.

Febre - Ingerir vários copos de suco de uva durante o dia.

Hipoglicemia -tomar 2 a 3 copos de extrato de uva por dia.

Labirintite - Ingerir 5 a 8 unidades de uva passa por dia, mastigando ou acrescentando em sucos e vitaminas.



Fonte bibliográfica:
Claudino, Hilton - As 50 frutas e seus benefícios medicinais. ed. Elevação - 2007