Sopas saudáveis de Verão

Normalmente, podemos ter uma gama enorme de nutrientes necessários ao nosso corpo, através das sopas. A sopa sempre é a grande vedete do inverno. Hummm... realmente não tem nada mais gostoso que uma bela sopa nos dias frios, é reconfortante... Mas podemos também ter esse imenso prazer nos dias quentes de primavera/verão.Selecionei algumas receitas deliciosas de sopas frias que podem substituir as saladas que são sempre as estrelas dos dias mais quentes. Aproveitem e comecem a tomar sopas maravilhosas também no verão. Aí vão quatro maravilhosas sugestões.  Espero que gostem!!!!



Sopas gelada de iogurte

Ingredientes:

2 unidade(s) de cebola média(s)

3 colher(es) (sopa) de azeite de oliva

quanto baste de sal

quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)

1 litro(s) de caldo de galinha sem gordura

1/2 colher(es) (chá) de cominho em pó

200 ml de iogurte natural

2 colher(es) (sopa) de coentro picado(s)

Modo de preparo:

Descasque as cebolas e corte-as em 4 partes. Recorte em fatias para que as tiras se soltem ao cozinhar. Aqueça o azeite em uma panela e coloque cerca de 1/3 da cebola para dourar. Acrescente o restante da cebola e continue cozinhando, sem parar de mexer. Tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente um pouco do caldo. Raspe o fundo com uma colher de pau, o restante do caldo e deixe ferver um pouco. Misture o cominho, verifique o sabor e corrija com sal e pimenta se for preciso. Retire do fogo e deixe esfriar. Para finalizar, misture o iogurte, com um batedor e junte o coentro. Se quiser, deixe na geladeira por 30 minutos, antes de servir.


Sopa Fria de Pepinos e Camarões

Ingredientes:

2 unidade(s) de pepino sem casca(s)

1 copo(s) de iogurte natural

1/2 unidade(s) de limão

1 dente(s) de alho em lascas

1 colher(es) (chá) de endro em pó

250 gr de camarão sete barbas aferventado(s)

quanto baste de sal

quanto baste de pimenta-do-reino preta moída(s)

1/2 litro(s) de leite

Modo de preparo:

Coloque os 6 primeiros ingredientes no liqüidificador e bata até obter um purê fino. Adicione o leite, batendo novamente, para obter um creme menos espesso. Tempere com sal e pimenta e leve à geladeira. Sirva decorando a sopa com cubinhos de pepino e com os camarões reservados.




Sopa Fria de Cenoura

Ingredientes:

8 unidade(s) de cenoura em rodelas

1 envelope(s) de caldo de galinha sem gordura

3 colher(es) (sopa) de creme de leite

1 colher(es) (café) de noz-moscada

1 copo(s) de iogurte natural

quanto baste de sal

Modo de preparo:

Cozinhe as cenouras em água com o tablete de caldo até que estejam macias. Escorra. Bata no liquidificador até formar um purê. Junte a noz-moscada, o iogurte e o creme de leite. Adicione sal, se for necessário. Leve para gelar e sirva.




Sopa fria de mandioquinha com creme de leite fresco

Ingredientes:

500 gr de mandioquinha

1 litro(s) de água

1 unidade(s) de cebola em rodelas

1 colher(es) (chá) de azeite de oliva

1 colher(es) (chá) de gengibre ralado(s)

1 xícara(s) (chá) de creme de leite fresco

quanto baste de ciboullete para decorar

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioquinha, a cebola, o sal e o azeite em um litro de água por vinte minutos. Retire da panela, amorne e leve ao liquidificador com o gengibre, bata por um minuto. Adicione o creme de leite fresco, misture tudo muito bem e mantenha na geladeira por, no mínimo, duas horas antes de servir. Decore o prato com a cebolete.