Caju e seus benefícios à saúde

O caju é uma fruta genuinamente brasileira.  O suco fabricado com sua polpa é um dos mais populares que integram o cardápio dos brasileiros.  
harmoniaesaude.org/alimentos
Seu plantio é realizado em todo o Brasil, no entanto, por conta das condições climáticas a predominância é em regiões nordestinas, onde ele é extremamente popular, seja para seu consumo in natura ou como condimento na culinária, já que possui um aroma e gosto característicos.

A fruta é caracterizada e  dividida entre duas partes: o pseudofruto, que diz respeito a sua parte mais carnosa e suculenta, facilmente reconhecida pelas cores mais amareladas, rosadas ou avermelhadas e o fruto, que é propriamente a castanha.

Assim como diversas frutas, o caju também exerce importantes benefícios para a preservação da saúde.  Alimentos como o caju, que possuem cores vermelhas, amarelas e laranjas oferecem uma rica diversidade de substâncias, entre elas: licopeno, carotenóides e betacaroteno, responsáveis por fortificarem o sistema imunológico - defasas do organismo, bem como,  auxiliam na redução do risco a doenças degenerativas e cancerígenas.

 O pseudofruto do caju, parte que sustenta a castanha, é considerado como uma ótima fonte de vitamina C, sendo seu teor  equivalente a 200mg  a cada 200 ml de suco de caju. A única fruta que ultrapassa o caju em termos de concentração de vitamina C, é a acerola que possui aproximadamente 1.500mg. Já as frutas cítricas, como a laranja e o limão reunidas não  superam o caju, pois a fruta é reconhecida por apresentar até 5 vezes mais vitamina C do que a laranja.

A vitamina C é um potente antioxidante, cuja ação é fundamental para o reforço das defesas do organismo, favorecendo a luta e a prevenção contra gripes, resfriados e outras doenças que acometem o sistema imunológico e comprometem a saúde.
Na composição do caju também se encontram compostos fenólicos, relacionados a prevenção de doenças cardíacas e  gorduras monoinsaturadas, responsáveis pela diminuição dos níveis de triglicérides. Os benefícios não param por ai, ele ainda é  conceituado devido ao  ótimo perfil de fibras que apresenta, o que favorece o bom funcionamento intestinal, além de estimular a sensação de  saciedade, reduzindo a fome.

 O fruto do caju, a castanha, apresenta em sua composição propriedades que combatem fortemente a ação de germes e bactérias, tal ação esta associada ao ácido anacárdico. Ela também é fértil em ácidos poliinsaturados que combatem o LDL (mal colesterol).

Caju Benefícios:

- Rico em vitamina C;
- Potente antioxidante;
- Reforça o sistema imunológico;
- Fértil em fibras;
- Auxilia na redução do mal colesterol;
- Favorece a saúde cardiovascular;
- Melhora as funções intestinais;
- Estimula a sensação de saciedade.


Autor: Karina Silva Farias