Reorganização neurofuncional - método Padovan

www.harmoniaesaude.org
o cérebro
Após passar por um AVC isquêmico em 2012, ficaram as sequelas, porém foram muito amenizadas através deste método que foi aplicado em mim por cerca de 4 meses, através de um profissional fantástico, lá de São João Del Rei/  MG, o João Ricardo, educador fisíco com especialização nesta reabilitação, e hoje resolvi postar sobre o assunto para uma maior divulgação deste método que pode ajudar muito os sequelados de AVC e muitas outras doenças. O texto foi retirado do site oficial do Método Padovan: 


"Aquele que segue, o que a sábia natureza nos mostra e ensina, tem menos chance de errar." (Beatriz Padovan)

O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso.

Uma terapia clássica de Reorganização Neurofuncional, recapitula os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.

O Método Padovan recapitula o processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir seu potencial genético e à adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento. É usado como estratégia para reabilitar o Sistema Nervoso depois que perdeu suas funções, como no caso de um acidente; para impulsionar o desenvolvimento, como nos casos de atraso e distúrbios do desenvolvimento; para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do Sistema Nervoso, e nos casos de disfunções tais como: transtorno de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, (TDAH) etc.

A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do bebê à terceira idade, com excelentes resultados. Para ser aplicado, o Método Padovan não necessita sequer da colaboração do paciente, pois não é preciso que seu nível de consciência esteja normal para que as estimulações tenham efeito, e pode ser aplicado em consultórios, em leitos, UTI´s de hospitais e também a domicílio.

O Sistema Nervoso é o principal mediador e modulador das diversas atividades humanas. O homem possui um programa genético, mas para torná-lo efetivo, necessita de estimulação e meio ambiente adequados. Após o nascimento, o bebê passa por etapas neuro-evolutivas bem determinadas, que vão promover o amadurecimento e a integração de todo o Sistema Nervoso. Este processo vai permitir ao indivíduo alcançar um bom desempenho sensório-motor, de fala, de linguagem, psíquico e cognitivo.

Em terapia são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha humana, passando pelas etapas, passo a passo, do processo de deslocamento e verticalização do corpo. Em seguida são feitos exercícios de reeducação das Funções Reflexo-Vegetativas Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). As funções orais são consideradas pré-lingüísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo da comunicação humana e linguagem.

Utiliza-se esta abordagem terapêutica para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas ou ainda preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial.
Pode ser aplicada como método curativo, preventivo ou de manutenção do Sistema Nervoso


Utiliza-se o Método Padovan de Reorganização Neurofucional para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas, ou ainda para preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial e que, por falta de estímulos ou por outro motivo qualquer, não tenha tido a oportunidade de se manifestar. É um Método que pode ser aplicado como:

• Reabilitação: nos vários casos patológicos do Sistema Nervoso, além de casos em que o indivíduo não esteja alcançando seu desenvolvimento normal seja ele motor, de fala e linguagem, de aprendizagem ou de atraso do desenvolvimento neuro-psicomotor.

• Prevenção/Manutenção: de todas as funções. Melhorar o desempenho motor e cognitivo, por exemplo, memória, criatividade e prática esportiva. É excelente também em geriatria, quando o indivíduo vai perdendo as suas competências.

O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional é indicado para todas as idades nos seguintes casos:

Distúrbios Motores:

• Paralisia Cerebral (PC)
• Descoordenação Motora Global e Fina
• Dispraxias
• Acidente Vascular Encefálico (AVE)
• Traumatismo Craniano
• Etc.

Distúrbios de Fala e Linguagem:

• Distúrbios articulatórios em geral (trocas, omissões e substituições de fonemas, afasias motoras e sensoriais, atraso de linguagem, gagueira e etc.)
• Distúrbios de Aprendizagem: déficit de atenção e concentração, dislexia, discalculia e disgrafia.
• Motricidade Oral: respirador bucal ou oral, deglutição atípica, disfagia (dificuldade para deglutir ) e maus hábitos orais.

Distúrbios Neuro-motores e Síndromes:

• Doenças degenerativas do Sistema Nervoso
• Parkinson
• Alzheimer
• Demências
• Síndrome de Down
• Síndrome do Pânico

Distúrbios Neuropsiquiátricos

• Autismo
• Hiperatividade
• Depressão crônica

Pacientes em UTI

• Disfagias
• Coma

fonte bibliográfica - http://www.metodopadovan.com.br/