beterraba e seus benefícios

www.harmoniaesaude/beterraba
beterraba

Beterraba - conhecendo melhor:


A beterraba (género Beta L.) é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, por Cronquist, ou dasAmarantáceas, pela APG. O nome é derivado do substantivo francês betterave (sendo bette a acelga, e rave nabo). O colo tuberizado serve, para além dos fins culinários, produção de açúcar (sacarose). Também existe uma variante cultivada para alimentação animal.



É comum achar que a beterraba é uma raíz, como a cenoura, porém o orgão de reserva é o caule, mais especificamente o colo da planta.

A beterraba é rica em açúcares. Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. Em geladeira, pode ser mantida por até quinze dias, embalada em saco de plástico perfurado. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.

A beterraba é usada também como combustível alternativo na Europa, sendo usada para a preparação de etanol.A beterraba é recomendada para situações de anemia, devido à riqueza em ferro e ácido fólico. .Os médicos recomendam consumi-la crua, ralada em salada. Se preferir comê-la cozida, a sugestão é cozinhá-las inteiras, com casca e com 5 cm do talo, acrescentando duas colheres de vinagre na água para que ela mantenha intacta a cor vermelha.

Entre os principais benefícios da beterraba podemos citar:


Ajuda a desintoxicar o organismo;
Fonte de vitaminas, proteínas e ferro;
Manutenção dos tecidos cerebrais;
Auxilio na formação dos ossos;
Regula as funções musculares e nervosas;
Previne problemas no baço e no fígado;
Previne e auxilia no tratamento de anemia;
Promove o descongestionamento das vias urinárias;
Fortalecimento do sistema imunitário;
Estimula a produção de glóbulos vermelhos;
Estimula a concentração;

A beterraba é um tubérculo, que possui várias propriedades nutritivas e medicinais, que promovem o bom funcionamento do organismo e previnem doenças como a anemia e de distúrbios do fígado e do baço.

A beterraba pode ser consumida em forma de saladas cruas ou cozidas, em sopas ou tortas. A beterraba em forma de suco é utilizada para o tratamento de artristes e reumatismos.



O suco de beterraba é um excelente remédio caseiro para pressão alta.


Ingredientes

1 beterraba
200 ml de suco de maracujá
açúcar à gosto


Modo de preparo

O primeiro passo para preparar este remédio caseiro é descascar a beterraba e cortá-la em rodelas. Posteriormente adicione-a no liquidificador e bata bem, após adoçar à seu gosto o suco está pronto para ser bebido.

A eficácia da beterraba contra a pressão alta deve-se a presença de nitrato nesse vegetal. Após 24h da ingestão do suco de beterraba é possível observar níveis regulares na pressão arterial, dessa forma esse remédio caseiro diminui o risco de problemas cardíacos e de AVC.

O indivíduo com pressão alta deve combinar o uso desse remédio caseiro, com uma dieta equilibrada e a pratica de atividade física. Essa é a combinação perfeita para uma melhor qualidade de vida, livre dos problemas cardiovasculares.

Cada 100 gramas de beterraba contém:

Calorias - 50kcal
Proteínas - 3g
Gorduras - 0g
Vitamina A - 2 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 50 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 50 mcg
Vitamina B5 (Niacina) - 0,600 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 35,2 mg
Potássio - 350 mg
Sódio - 95 mg
Fósforo - 40 mg
Cálcio - 25 mg
Zinco - 0 mg
Ferro - 2,50 mg
Manganês - 0,5 mg




Fontes bibliográficas: