Tratamentos Caseiros para a pele:

www.harmoniaesaude.org
argila
Depois de muito chocolate do coelhinho da páscoa: Dicas caseiras para cuidar da peleAntigamente as pessoas cuidavam da saúde da pele com produtos simples, que possuíam em casa, no quintal. Eram chás de ervas, argilas de rio, frutas, mel, grãos, etc...
Que tal algumas dicas e truques caseiros para você cuidar de sua pele em casa?



Lembre-se também:  é importante beber cerca de 8 copos de água por dia, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e de cafeína, dormir cerca de 7 a 8 horas por noite, aplicar uma máscara facial pelo menos uma vez por semana, limpar a pele do rosto pelo menos uma vez por dia com água morna e uma loção de limpeza, hidratando-a com um creme no final.


Máscara Esfoliante: remove as células mortas, diminuindo a obstrução dos poros.

1 colher (sopa) de mel;
3 colheres (sopa) de aveia em flocos.

Junte a aveia e o mel, misture bem e aplique sobre a pele massageando-a em movimentos circulares.

Massagear por cerca de 5 minutos e enxaguar com água fria.


Máscara para limpeza: remove as impurezas

½ xícara (chá) de farinha de aveia;
½ xícara (chá) de água morna;
1 colher rasa (sopa) de glicerina;
2 gotas de essência de benjoim.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea. Passe a máscara no rosto, massageando-o cerca de 10 minutos. A quantidade se divide em duas porções, aplique uma pela manhã e outra a noite. Após o uso lavar o rosto com seu sabonete de preferência.



Máscara para pele desvitalizada: vitaliza a pele

1 colher (sopa) de abacate amassado;
1 colher (sopa) de polpa de açaí;
1 colher (sopa) de mel;
1 morando amassado.

Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Aplique sobre a pele e deixe agir de 15 a 20 minutos. Lavar com água fria.


Máscara de Mel: hidrata a pele

1 colher (sopa) de mel;
1 clara de ovo;
3 colheres (sopa) de aveia.

Misture todos os ingredientes. Aplique sobre a pele uniformemente, e deixe agir por uma hora. Enxágue com água fria.




Chá de camomila, livra a pele de impurezas e a revigora.

Ingredientes:


20g de flores de camomila
200ml de água fervente

Modo de preparo:

Para preparar a receita, coloque a camomila numa xícara com água fervente e deixe repousar por 15 minutos. Coe e limpe o rosto 2 ou 3 vezes por semana com este chá de camomila, ou faça compressas e deixe a pele repousar sob as propriedades da camomila.
A camomila tem uma ação estimulante da cicatrização, calmante e desinfetante, sendo uma forma natural e muito barata de cuidar da pele do rosto.



 Creme caseiro de morango.(
 sardas e manchas na pele causadas pela exposição excessiva ao sol)


 utilize a máscara logo após o seu preparo e não reaproveite as sobras.

Ingredientes

1 morango grande
2 colheres (chá) de iogurte natural
1/2 colher (chá) de argila cosmética


Modo de preparo

Amasse o morango, misture-o muito bem com os outros ingredientes e aplique no rosto, deixando atuar por 30 minutos. Retire com uma bola de algodão molhada com água quente.
Tanto o morango como o iogurte natural e a argila são conhecidos pelo seu poder de clarear as manchas na pele e, quando utilizados em conjunto, os resultados são ainda melhores e mais rápidos.

Os Melhores Alimentos para a Pele

Uvas ou Laranjas

As uvas são ricas em vitamina C que é um ingrediente ativo em muitos cremes de beleza. A vitamina C ajuda na produção de colagênio que é uma proteína que forma a estrutura base da pele. A produção de colagênio começa a decrescer a partir de cerca dos 35 anos de idade, pelo que deve aumentar o consumo de uvas ou outros alimentos ricos em vitamina C como sejam as laranjas.
A vitamina C também combate a inflamação e as suas propriedades antioxidantes neutralizam os radicais livres (moléculas de oxigênio altamente reativas) que danificam as células que podem envelhecer prematuramente o seu rosto.
Pelo mesmo motivo, muitos tratamentos de pele utilizam casca de laranja aplicada diretamente na pele, ou utilizam vitamina c como ingrediente ativo em cremes e loções.

Toranja (Laranja Vermelha)

As laranjas vermelhas estão cheias de betacaroteno que o nosso organismo converte em vitamina A. A vitamina A atua como um antioxidante, prevenindo a deterioração da célula e o envelhecimento precoce. Pelo mesmo motivo, a vitamina A também é muito eficaz contra acne.


Batata Doce

A batata doce é rica em beta caroteno, que para além de contribuir para os benefícios mencionados em cima relativamente à toranja, ajuda ainda a proteger contra os raios ultra violetas da luz solar.

Espinafre

O espinafre é outro vegetal muito rico em vitamina A, ajudando a pele a produzir novas células, aumentando a hidratação e mantendo a pele brilhante e jovem. Além disso, o espinafre é rico na coenzima Q10 que contribui em muito para a renovação celular. A vitamina A aumenta na produção de colagênio o que torna a nossa pele mais firme e esticada.

Óleo de Oliva (Azeite)

O óleo de oliva contém ácido oleico que torna a pele mais brilhante e saudável. A utilização do óleo de oliva na dieta, assim como aplicando diretamente na pele é muito benéfica para uma pele saudável. Você deve preferir óleo de oliva obtido exclusivamente de azeitonas por processos mecânicos, ou seja, tem de ser óleo de oliva virgem ou extra virgem.

Tomate

O tomate, principalmente quando consumido com óleo de oliva, aumenta a absorção de um nutriente chamado licopeno. O licopeno luta contra os radicais livres, contribuindo para o rejuvenescimento natural da pele.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em vitamina E que funciona como um poderoso antioxidanteque protege a pele contra o envelhecimento precoce. Bastam algumas amêndoas por dia para notar uma melhora significativa na sua pele.

Salmão

Embora os vegetais ganhem nesta batalha de super alimentos para uma pele saudável, existe um bom exemplo no reino animal. O salmão é rico em ácidos gordos Ômega 3, que funcionam como um poderoso anti-inflamatório natural, e proporciona uma pele suave e homogênea.




Fontes bibliográficas: