Programação Neurolinguistica - o que é isto?

www.harmoniaesaude.org
Programação Neurolinguistica


Você sabe o que é PNL?

A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, estuda como nosso cérebro e mente funcionam, como os pensamentos são criados e, como podemos reprogramar o conteúdo de nossos sentimentos, estados emocionais e comportamentos.


É uma ciência que proporciona ao ser humano uma maneira efetiva de utilizar o cérebro para alcançar os resultados desejados. Ela faz o estudo de experiências internas, que desencadeia o autoconhecimento, e proporciona o desenvolvimento do potencial criativo.

A PNL tem uma abordagem prática que dá resultados e é cada vez mais usada em várias disciplinas no mundo inteiro.


“A Programação Neurolingüística é um processo educacional de como usar melhor o nosso cérebro."
Richard Bandler

Como e quando Surgiu a PNL:

Richard Bandler e John Grinder foram os desenvolvedores das técnicas da PNL fazendo observações, na Universidade da Califórnia. Eles conseguiram descobrir as estratégias de pessoas vencedoras, em sua área de atuação, que ultrapassavam os estados limitantes e obtinham sucesso.

Descobriram a maneira como essas pessoas criavam seus objetivos e como era a estrutura da estratégia desse processo de pensamento. Concluíram, então, que as pessoas vencedoras superavam suas limitações pessoais e potencializavam suas qualidades e recursos intelectuais. Descobriram que elas chegavam ao sucesso e tinham a capacidade de tomar decisões e habilidades para a comunicação.

A partir desses resultados, Bandler e Grinder começaram a ensinar esses padrões de sucesso para outras pessoas e, assim, descobriram que, mesmo para aqueles que não sejam um modelo de excelência, podem copiar essas estratégias e alcançar o mesmo sucesso e resultados na vida profissional e pessoal.

O que você pode obter com a PNL?

Mudar hábitos e comportamentos indesejados

Com a Programação Neurolingüística você pode superar os bloqueios que limitam seu progresso profissional e sua felicidade pessoal, em qualquer área. E você, ainda, gera novos valores, capacidades e comportamentos.

Você pode clarificar seus sonhos e conhecer as barreiras que impedem sua evolução.

A Programação Neurolingüística também é utilizada para o estabelecimento de objetivos, na eliminação do estresse, depressão e fobias, em problemas de relacionamento, na ansiedade, na falta de auto confiança e auto-estima, nos problemas de obesidade, problemas de comportamento e de aprendizado.

Melhorar sua habilidade de comunicação:

Na área profissional, as estratégias da Programação Neurolingüística têm sido uma excelente ajuda para os Programas de Qualidade, ao serem aplicadas como técnicas de persuasão e de motivação, formação de equipes, tomada de decisões, conflitos de interesses, melhorias na comunicação interna, em compras e vendas, no treinamento e desenvolvimento de carreiras e em negociações.

Reconhecer como os outros usam a linguagem para influenciá-lo.

A congruência (usar a PNL como uma ciência capaz de gerar transformações que permitam uma evolução real do ser humano), aliada à ética profissional, à responsabilidade, aorespeito, ao bom humor e, acima de tudo, à qualidade.

Resultados já obtidos com a PNL:

Os inúmeros modelos de PNL desenvolvidos até o momento permitiram, entre outros resultados:

1.Harmonização rápida para fobia (10 minutos)

2.Harmonização rápida para vícios e maus hábitos, como tabagismo, roer unhas, raiva, etc....

3.Modelagem de estratégias e capacidades de pessoas e ensino a outras, incluindo:

Decisão

Aprendizagem

Leitura

Memorização

Motivação

Vendas

Estabelecimento de empatia com as pessoas

4.Resolução de conflitos

5.Harmonização para traumas intensos, como de estupro

6.Harmonização para alergias, sem medicamentos

7.Harmonização para câncer (contada por Robert Diltz no livro Crenças)

8.Mudança de crenças e convicções limitantes

9.Aperfeiçoamento de estratégias de definição de objetivos e aumento da flexibilidade de comportamento para atingi-los.

10.Aperfeiçoamento do uso da linguagem na comunicação e na representação de informações.

11.Padronização da hipnose para uso prático, voltado para resultados.

Com a abordagem e estratégias da PNL, você passa por um processo terapêutico breve, prático, focado em seus problemas, e alcança seus objetivos, pessoais ou profissionais, com excelentes resultados.






Anete de Lourdes Blefari – CRT 39435 - Terapeuta Holística
Direitos Autorais: SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS