Salsa e benefícios à saúde

salsinha, alimento, medicina alternativa
salsinha

Salsa - Petroselium crispum

A salsa, salsinha ou perrexil [Petroselinum crispum (Mill.) Nym.; Apiaceae (Umbelliferae)] é uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Nativa da região mediterrânica central (sul de Itália, Argélia e Tunísia), naturalizada em toda a Europae amplamente cultivada como condimento ou hortaliça.
O sumo da salsa fresca é rico em vitaminas e a sua celulose ajuda o movimento intestinal. Cada 200 gramas de salsa contem 6000 unidades de vitamina B e 200mg de vitamina C.Além de seu largo uso decorativo, a salsinha provê vários benefícios a saúde. É uma boa fonte de antioxidantes (especialmente luteolina), ácido fólico, vitamina C, e vitamina A. Dos benefícios à saúde declarados estão propriedades anti-inflamatórias e melhora no sistema imune.
Entretanto, a salsa não deve ser consumida em excesso por mulheres grávidas. É segura em quantidades normais de alimento mas, em grandes quantidades pode ter efeito indutor de parto, devido a um dos componentes do óleo essencial, o apiol.
Os dois grupos principais de salsinha usados como ervas são as de folhas crespas (i.e.) (P. crispum crispum group; syn. P. crispumvar. crispum) e folhas lisas (P. crispum neapolitanum group; syn. P. crispum var. neapolitanum); desses, o grupo neapolitanum se aparenta mais com a espécie selvagem. Alguns preferem cultivar a salsinha de folha lisa por ser mais fácil, sendo mais tolerante a chuva e sol, também tendo o sabor mais forte (apesar de discutível), enquanto a salsinha de folhas crespas é preferida por outros devido à sua aparência mais decorativa. Um terceiro tipo, cultivado no sul da itália, tem galhos grossos, parecidos com o Salsão.


fontes:

The Euro+Med Plantbase Project: Petroselinum crispum 
 Interactive Flora of NW Europe: Petroselinum crispum
Blamey, M. & Grey-Wilson, C. (1989). Illustrated Flora of Britain and Northern Europe. ISBN 0-340-40170-2
 Huxley, A., ed. (1992). New RHS Dictionary of Gardening 3: 532. Macmillan ISBN 0-333-47494-5.
 Jett, J. W. That Devilish Parsley West Virginia University Extension Service. Last retrieved April 26, 2007.
Multilingual Multiscript Plant Name Database: Sorting Petroselinum names
Germplasm Resources Information Network Petroselinum crispum
 Stobart, T. (1980). The Cook's Encyclopaedia. Macmillan ISBN 0-333-33036-6.
 Growing Herbs: How to Grow Parsley