Entenda o que é naturologia para sua saúde e bem estar !!!

Naturologia - bem estar para você



A Naturologia utiliza-se de técnicas naturais de tratamento sobre a prevenção, a promoção e a manutenção da saúde tendo como apoio pesquisas e estudos que contribuam para a validação das mesmas . Não visa em hipótese alguma realizar o diagnóstico físico do ser humano, deixando esse aspecto para as áreas médicas competentes e se atendo unicamente à diagnose energética.
Dentro do processo terapêutico, o naturólogo - profissional de Naturologia, se preocupa em compreender a problemática inicial de forma não-segmentada, buscando o equilíbrio em diversos níveis , sempre resguardando a livre escolha e a integridade do seu interagente .

O processo naturológico visa em primeira instância, o tratamento do ser humano com seus processos de saúde e doença focalizando trabalhar em conjunto com outras áreas da saúde, pois o naturólogo tem o importante papel de fazer um trabalho complementar (e não alternativo) observando seu campo de atuação diante de um caso clínico mas também fazendo os devidos encaminhamentos para os demais profissionais da saúde - fisioterapeutas, médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, entre outros.

Dentro de seu espectro de atuação, o naturólogo é um estudioso das práticas naturais. Possui uma visão integrativa do processo saúde-doença, difundindo o conhecimento sobre os conceitos e os métodos utilizados pelas comunidades tradicionais e os tratamentos modernos para utilizar, orientar, ensinar e divulgar os recursos naturais para promoção, manutenção e recuperação da saúde.

Entre os conhecimentos usados por esta prática, destacam-se disciplinas da área de humanas (como: fundamentos de psicologia, fundamentos de naturologia: embasamentos filosóficos, antropologia, gestão em saúde), disciplinas da área da saúde (morfologia humana, processos funcionais e patológicos, físico-química dos sistemas biológicos, relação parasito-hospedeiro, farmacologia) e disciplinas específicas à formação do naturólogo envolvendo outras técnicas como: terapias orientais (chinesas e japonesas), ayurvédicas, vibracionais e antroposóficas, técnicas de meditação, arte integrativa, aromaterapia, hidroterapia, massoterapia, fitoterapia, reflexologia, iridologia, essências florais e vibracionais,nutrição e dietas naturais, entre outras.

Os campos para a aplicação destes conhecimentos incluem instituições hospitalares, casas de saúde, postos de saúde, casas de repouso, estâncias hidrominerais, spas, empresas privadas, organizações não-governamentais e eventos.

Duas outras funções da Naturologia merecem ser citadas: A primeira é a de produzir material científico para comprovar a eficácia das técnicas utilizadas; A outra - e não menos importante -é a de padronizar, organizar e legislar as Terapias Naturais no Brasil uma vez que estas técnicas devem ser feitas com os devidos cuidados de assepsia, os atendimentos devem ser explicados com propriedade e embasamento científico além de feitos com o devido respaldo e os encaminhamentos médicos devem ser sempre efetuados, respeitando o caráter complementar de sua abordagem.



Fontes:
SEKIYA et al, 2006
 HELLMAN,Fernando; WEDEKIN,Luana e DELLAGUSTIANA, Marilene. Naturologia Aplicada - reflexões sobre a saúde
 RAMIRES, José Antônio F. Viva com mais saúde: 51 especialistas da USP orientando você a viver mais e melhor. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2009. 478 p
 APANAT - ABRANA - I Forum Conceitual de Naturologia, Florianópolis SC, 2009
 Anais do Segundo Congresso Brasileiro de Naturologia, Florianópolis - SC, 2009.
GIUSEPPE et al. apud AUGUSTIN, 2002, GARCIA, 2007)
 HELLMANN, Fernando; WEDEKIN, Luana M. O livro das interagências: estudos de caso em Naturologia. Tubarão: Ed. Unisul, 2008. 178 p