Abacaxi - fruto da saúde .

abacaxi, fruta, alimento saudavel, dicas
Abacaxi / ananás

ABACAXI OU ANANÁS



Ananás ou abacaxi é uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas, subfamília Bromelioideae. Os abacaxizeiros cultivados pertencem à espécie Ananas comosus, que compreende muitas variedades frutíferas.
Há também várias espécies selvagens, pertencentes ao mesmo gênero e grupo.
O fruto, quando maduro, tem o sabor bastante ácido e muitas vezes adocicado. Em culinária pode ser utilizado como um poderoso amaciante de carnes. Habitualmente usa-se a polpa da fruta, mas seu miolo e as cascas podem ser aferventadas para produção de sucos.

O abacaxi pode ser consumido ao natural ou industrializado, sob a forma de fatias ou pedaços em calda, pedaços cristalizados, passa, picles, suco, xarope, geleia, licor, bebida fermentada , vinagre e aguardente. Todavia, os principais produtos são as fatias ou pedaços em calda e o suco. Com o suco do abacaxi, podem ser preparados refrescos, sorvetes, cremes, balas e bolos. Como subprodutos da industrialização do abacaxi, obtêm-se álcool, ácido cítrico (citrato), ácido málico, ácido ascórbico(vitamina C), bromelina (enzima proteolítica que entra na composição de diversos medicamentos) e rações para animais; do restante da planta, são aproveitados, industrialmente, as fibras e o amido. O suco do abacaxi contém cerca de 12 por cento de açúcar e 1 por cento de ácidos orgânicos (principalmente ácido cítrico); é considerado boa fonte de vitaminas A e B1, bem como razoável fonte de vitamina C 


.
 Utilidades:

Anemia


A acidez do abacaxi favorece,na digestão, a absorção de ferro.

O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana.

Diurese

O suco de abacaxi é excelente diurético.

Inapetência

O suco de abacaxi, sem açúcar,tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.

Nefrolitíase


Para auxiliar na eliminação de cálculos, há tratamentos naturais específicos.

O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás.
Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi,e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso.

Bronquite

 É um dos melhores remédios contra a bronquite. Cortar em fatias, pô-las numa panela, acrescentar mel, tampar bem e cozinhar. Depois de esfriar, retirar o suco e colocar em um vidro. Tampar bem. Tomar três a quatro colheres, das de sopa, ao dia.

Afecções da garganta

O abacaxi é também muito útil no tratamento das afecções da garganta, e mesmo na difteria.

Come-se a fruta, ao natural, ou toma-se o suco, ou fazem-se gargarejos com o suco.
É importante não misturar o abacaxi com outros alimentos na mesma refeição, e não se lhe deve adicionar açúcar.

FONTES:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Abacaxi
http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/abacaxi.html
http://www.cnpmf.embrapa.br/