você conhece o boldo brasileiro ?

www.harmoniaesaude.org
Plectranthus barbatus Andrews 

Boldo BrasileiroPlectranthus barbatus Andrews

O Boldo-da-terra ou boldo-de-jardim ou Tapete de Oxalá (Plectranthus barbatus) é um arbusto originário da África. 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA: Óleo essencial rico em guaieno e fenchona, barbatol, barbatesina, cariocal e barbatusol.

Atinge de 1 a 2 metros de altura, apresenta folhas aveludadas e produz flores azuladas. Indicado como analgésico, estimulante da digestão e combate azias. Quando usado por longos períodos, pode causar irritação gástrica. Seu uso é eficaz no combate a males hepáticos. O boldo deve ser evitado durante a gravidez, pois pode ter propriedades abortivas

Propriedades medicinais:

Estimula as funções digestivas aumentando a secreção biliar e é diurético. Atua sobre o sistema nervoso ocasionando sono e leve torpor por ser também hipnótico. Segundo estudos de laboratórios, as folhas de boldo têm demonstrado seu poder curativo em diferentes patologias como problemas gastrointestinais, espasmos e dispepsia. A planta é usada na homeopatia no tratamento de desordens digestivas, como laxante, diurético e para todos os tipos de problemas hepáticos.

O boldo traz melhoras especialmente para o fígado. Ajuda a funcionar melhor, é bom tambem para quem tem hepatite ou problemas assíduos ligados ao fígado, como, suores frios, dor de cabeça, e mal estar. O boldo quando tomado meia hora antes da comida ajuda na digestão e melhora as funções do aparelho digestivo, porem quando tomado por um longo período pode causar irritações gástricas.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Boldo-de-jardim