Colesterol, entenda e trate...

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Colesterol, entenda e trate! Vamos mudar este quadro!


Ao analisarmos as pesquisas mais atuais sobre este assunto, percebemos que o perfil da população está cada vez mais preocupante em relação ao consumo de alimentos ricos em colesterol e também ao perfil lipídico, ou seja, a concentração de colesterol sanguíneo., que acarreta o surgimento de doenças do coração.

Mas porque será que esta característica tão negativa está se impregnando na população?

Mais uma vez pelo novo padrão alimentar:

Excesso de alimentos industrializados, ricos em gorduras, sódio e açúcares

Consumo deficiente de frutas, legumes, verduras, grãos e água!!

Vamos mudar este quadro? Para ajudar, vamos aprender com algumas dicas:
Curiosidades, você sabe o que é o colesterol?

E um tipo de gordura produzida pelos tecidos do nosso corpo, em especial o fígado. Chama-se hipercolesterolemia o excesso de colesterol no sangue.


Quais são as conseqüências?

Há menos espaço para a passagem do sangue quando a gordura se acumula nos vasos sangüíneos que, com o tempo, podem entupir, causando derrame e infarto.

O colesterol é transportado no sangue pelas lipoproteinas HDL, LDL e VLDL.

· HDL é conhecida como o “Bom Colesterol” porque remove a gordura da corrente sangüínea;

· LDL é o “Mau Colesterol”, porque distribui a gordura pelo organismo;

· A maior parte do colesterol que circula no nosso sangue é produzida no nosso organismo. Porém os alimentos de origem animal contêm colesterol e devem ter seu consumo reduzido.

E na prática?

Em Primeiro lugar: Mudança de Hábitos:

· Mudar hábitos alimentares;

· Não deixar de fazer nenhuma refeição;

· Praticar atividade física regularmente;

· Parar de fumar;

· Manter o peso corporal sempre próximo ao ideal;

· Manter a pressão arterial controlada;

· Evitar situações estressantes.

E em relação a alimentação? Veja um Guia Básico de Alimentação:

Controlar a ingestão de alimentos de origem animal, principalmente os ricos em colesterol:

· Leite integral, nata do leite, creme de leite, manteiga, leite condensado, sorvetes com leite, creme de chantilly;

· Queijos Amarelos e gordos (queijo ralado, mussarela, parmesão, catupiry, requeijão);

· Embutidos: salsicha, lingüiça, paio, mortadela, copa, presunto, salame);

· Bacon, toucinho, banha, pele de frango, gordura aparente das carnes;

· Carnes gordas em geral: Cupim, picanha, maminha, pernil, leitão, costela, entre outras;

· Miúdos como o fígado, rim, moela, coração, miolo) e frutos do mar (camarão);

· Chocolate, achocolatado em pó.

Também devem ser evitados alguns alimentos de origem vegetal:

· Gordura hidrogenada;

· Frituras em geral.

Invista em:

· Frutas e hortaliças diariamente,

· FARELO DE AVEIA uma vez ao dia.

· Linhaça em grão em ½ copo de água filtrada – por 4 h.

· 1 dente de alho cru picado por dia. (Pode ser adicionado a salada)

· 1 castanha do Pará, ou 2 castanhas de caju, ou 4 amêndoas por dia

· Consuma óleos vegetais diáriamente!



Recomendações na Cozinha:



· Preparar o frango já sem pele e as carnes sem a gordura aparente;

· Usar óleo de soja, milho, girassol, canola ou azeite no lugar da manteiga, banha, toucinho, etc.Lembre-se, em pouca quantidade!

· Consumir até 3 ovos por semana. Não o retire da alimentação, ele tem substâncias muito benéficas

· Consumir leite e iogurte desnatado, queijo branco ou ricota ou cottage;

· Consumir frituras no máximo 1 vez por semana e nunca reaproveitar o óleo;

· Preparar os alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, sempre com pouco óleo;


in: nutriçãoolistica.blogspot.com - por Marcela Sansone (nutricionista)