você conhece ama vc ?

www.harmoniaesaude.org/amavc

A Associação Mineira do AVC, nasceu do desejo urgente de alertar a população dos perigos do Acidente Vascular Cerebral/ Encefálico. Atualmente é a primeira causa de mortalidade do Brasil, segundo dados da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO) 16 milhões de pessoas no mundo, por ano, tem AVC e destes, 6 milhões morrem!
Sandra Issida Gonçalves vivenciando experiencia pessoal, em 2011 seu marido, Renato Mariz Gonçalves, então com 44 anos, no auge da carreira profissional na area de informática e viajando pelo mundo a trabalho, teve sua rotina e carreira interrompidas pelo AVC.

Sem diagnostico definido por 3 dias, teve que ser transferido para São Paulo e descobriram o diagnóstico: Acidente Vascular Cerebral no tronco encefálico. Desenganado pelos medicos e sem perspectivas de recuperação motora caso sobrevivesse, devido ao raro e grave AVC isquêmico, a familia decide travar uma luta diaria de muita fé, e com muita determinação e ajuda de toda equipe hospitalar buscaram estimulá-lo e ofertar soluções para sua recuperação, assim como cuidados com a qualidade de vida e formas de comunicação, através de uma prancha com alfabeto e numeros, e virtual com acesso a internet realizado atraves de piscadas, essenciais para direcionar o tratamento médico/paciente e se relacionar com a familia e o mundo.

Após 9 meses, retorna ao lar agora adaptado para suas necessidades, em sistema de internação hospitalar “homecare” pelo plano de saude. Está tetraplégico, gastrostomizado e traqueostomizado, faz sessões de fisioterapia e fonoterapia para melhoria da mobilidade, deglutição e fala, está recuperando os movimentos aos poucos, de cabeça respondendo sim e não, sorri e comanda tudo com os olhos, já acostumados a observar tudo e a todos. Sua memória e raciocinio continuam inalterados e o humor e inteligencia característicos também.

Acreditando que sua vida foi abençoada pela recuperação, e agora com perspectiva de melhora lenta mas gradual do Renato, Sandra decide criar esta associação pois reconhece que se soubesse reconhecer os sintomas o diagnóstico seria diferente e não estariam passando por esta situação.

A AMAVC – Associação Mineira do AVC veio para suprir esta necessidade urgente de informação, prevenção, identificação dos sintomas, internação humanizada, acesso a tratamento neurológico, maior rede hospitalar que utilizem o protocolo de AVC, reabilitação especializada com fisioterapia e fonoaudiologia, cuidados ao paciente tanto na internação como no domicilio e reinserção ao mercado de trabalho e ao lazer.

Os projetos visam também buscar soluções atraves de parcerias como “Rede Brasil AVC”, que capacitam hospitais, medicos e funcionarios a utilizarem o protocolo do AVC, “Calçada Cidadã” de acessibilidadel da deputada federal Mara Gabrilli, intermediar a realização da maior feira de reabilitação do Brasil a “Reacess”, dentre outros.

A AMAVC é composta de presidente, secretários, diretorias administrativa, financeira, técnica e jurídica, além do conselho fiscal. A união destas pessoas vindas da sociedade, viabilizaram a criação da AMAVC e acreditamos que com união e boa vontade podemos mudar este cenário atual e salvar muitas vidas.


Propósito de mudar o quadro atual

Reunião de pacientes, familiares, pessoas da sociedade, medicos e profissionais de diversas areas indignados com o alto indice de mortalidade e sequelados de AVC/E – acidente vascular cerebral/ encefálico no pais, se uniram com o objetivo de mudar o quadro atual, cujas deficiencias detectamos:

Falta de informação efetiva para identificação do AVC e procedimentos quando este ocorre;
Ausencia de programas de prevenção ao AVC;
Carencia de Hospitais especializados em AVC com equipe neurológica e equipe multidisciplinar;
Falta de Hospitais que utilizem os protocolos do AVC, identifficação imediata até a administração de antitrombolíticos dentro do prazo de segurança, e de Hospitais com atendimento humanizado para pacientes e familiares;
Que tenham equipamentos de imagem para detecção como tomografia e ressonancia magnética funcionando diariamente inclusive aos finais de semana e feriados;
Ausencia de Clinicas de reabilitação com equipamentos modernos de ultima geração, profissionais especializados e programas voltados a rapida recuperação;
Enfermagem/ Tecnico de enfermagem/ Cuidador com treinamento voltado aos cuidados do paciente;
Falta de acessibilidade nas areas comuns, calçadas com rampas e areas de lazer;
Eventos que proporcionam maior acesso as tecnologias disponiveis no mercado;
Credito para aquisição de equipamentos, isenção de impostos (Iptu/ Icms/Ipi/ Ipva/ Irpf/ Irpj), etc.

E-mail
contato@amavc.com.br

Telefone
(31) 9971-9991
(31) 3689-0602

Escritório Administrativo
Rua Conde Dolabela, 183
Centro | CEP 33400-000
Lagoa Santa, Minas Gerais, Brasil


QUER SABER MAIS, AJUDAR E DIVULGAR, ACESSE:     http://amavc.com.br