COMO USAR ÓLEOS ESSENCIAIS !!!!!


Uso de óleos essenciais :



Spray de água
Em um vidro de spray esterilizado, coloque água e acrescente as gotinhas de óleo essencial favoráveis ao ambiente. Para 60 ml de água, duas gotinhas de cada óleo serão suficientes. Misture no máximo 3 óleos diferentes.


 Inalação
Água quente em um recipiente no qual é adicionado o óleo essencial necessário ao tratamento (1 ou 2 gotas para um litro de água). A pessoa deve colocar uma toalha na cabeça formando uma “cabaninha” e então inalar os vapores enquanto a água permanecer favorável.

Vaporização
Há diversos tipos de vaporizadores: os elétricos ou os comuns com uma velinha.
Ao utilizar os aromatizadores ou difusores elétricos, deve-se colocar apenas duas gotas do óleo essencial, sem acréscimo de água; já no caso dos vaporizadores com vela, pinga-se uma ou duas gotinhas de óleo essencial na água.
Além do efeito decorativo, é uma ótima opção para harmonizar ambientes de tamanho compatível com a vaporização. Procure sempre atender às necessidades do ambiente e não apenas se deixar levar pelo “cheirinho gostoso”.

Compressas
Podem ser aplicadas com água quente ou fria. Na compressa de água quente, adicionar 4 gotas de óleo essencial para um litro de água. Molhe um pano ou toalha bem limpa, torça e coloque sobre a área a ser tratada. Poderá então cobrir com um plástico e envolver com uma toalha seca, deixando agir por cerca de 5 minutos ou enquanto permanecer aquecido. Utilize em casos de contusões ou hematomas, mas não sobre feridas abertas. O óleo vegetal ou essencial escolhido deve ser pertinente ao caso.


POR: Márcia Cristina Fernandes