SONO



DORMIR MAIS E MELHOR!!!!!!!!!!!!!!!


Num mundo em que o stress impera, talvez o que lhe faça mais falta seja uma boa e prolongada noite de sono.


Se tem tido dificuldades em dormir bem ou se acorda de manhã com uma enorme sensação de cansaço, então o mais provável é que precise de alterar algumas das suas rotinas diárias, para que o seusono seja verdadeiramente reparador.


De seguida, mostramos-lhe algumas dicas que o vão ajudar a dormir melhor todas as noites.



Horários certos


Esta é talvez a rotina mais difícil de alterar, pois exige um grande esforço e disciplina da nossa parte para a manter. Não obstante esta dificuldade, sem dúvida que a melhor forma de regular o nosso ciclo de sonoé definindo um horário específico para este. Comece por estabelecer um horário para acordar todos os dias e resista à tentação de ficar mais tempo, para além do estabelecido, na cama.


Faça o mesmo em relação ao horário para se deitar. Mesmo que se sinta mais cansado, resista à tentação de ir dormir mais cedo, pois corre o risco de acordar a meio da noite e já não conseguir dormir novamente.


Com o passar do tempo o seu corpo vai começar a habituar-se ao novo horário e vai sentir-se mais revigorado. O fundamental é que durma todas as noites 8 a 9 horas.


Ambiente tranquilo


O nosso conselho é que retire a televisão do quarto. Especialistas nas “artes” do sono revelam que a TV no quarto pode ser mais prejudicial que benéfica. Por isso, se gosta de ficar acordado de noite a ver TV, faça-o noutra divisão e nunca no quarto onde dorme. O ambiente tranquilo do seu quarto vai ajudar a sua mente a relaxar, a dormir melhor e mais rapidamente.



Cortinas


Algumas pessoas são mais suscetíveis à luz do que outras, mas a maioria precisa de um espaço bastante escuro para conseguir ter um sono de qualidade. Este fator é especialmente importante se perto da sua residência ou mesmo na rua onde mora existe muita iluminação, por exemplo, proveniente de candeeiros, estabelecimentos comerciais ou até de faróis de carros. Aconselhamos, por isso, que coloque nas janelas cortinas ou persianas de tonalidades mais escuras e que permitam prolongar o ambiente mais escuro e tranquilo no interior da divisão.


Exercício


O exercício é benéfico para a sua saúde e até para a qualidade do seu sono. Contudo, não deve ser feito a qualquer hora do dia. Aconselhamos que pratique exercício pelo menos 20 minutos por dia, de preferência logo pela manhã ou depois da hora de almoço, mas nunca antes de se ir deitar. Alguns estudos têm vindo a revelar que exercício físico à noite não é bom para quem tem dificuldade a dormir, uma vez que o corpo precisa de algumas horas para voltar a relaxar.