Anatomia Além Do Corpo



Anatomia Além Do Corpo



Um dos grandes diferenciais da Terapia Holística é que atuamos ALÉM da visão anatômica convencional, nos aventurando para o extracorpóreo, aplicando conceitos "energéticos" e nos permitindo extrapolar ainda mais, ao associarmos emoções intangíveis a regiões físicas, estudando sua Sincronicidade (arquétipos, símbolos...) com os momentos de vida de nossos Clientes.

Enquanto que a Medicina, por exemplo, se dedica a funções somáticas na região do estômago e fígado, nesta mesma área do plexo solar, a Terapia Holística acata outros atributos, oriundos das tradições milenares.


Com a antiga Ìndia, aprendemos que o Chakra Manipura participa ativamente do raciocínio, da exteriorização das emoções e de nossa relação com o mundo.

Igual conhecimento recebemos da China secular, que pela mesma área fisica, identifica os Movimentos Terra e Madeira, e seus Meridianos do Estômago, do Baço-Pâncreas, do Fígado e da Vesícula, cujas qualidades funcionais equivalem à visão indiana descrita.

Da sabedoria ancestral judáica-cristã, sobre o plexo solar é projetada a Tiphereth, da Árvore da Vida, com implicações semelhantes às demais culturas ancestrais aqui comentadas.

Além da "anatomia energética" de meridianos e chakras, que teorizam "caminhos" pelos quais circulam "energias", funções e informações psicofísicas, devemos somar à visão da Reflexoterapia, onde as conexões de cada micro-região com sua correspondente corporal e emocional, não parecem ter um trajeto de comunicação "tangível".

O francês Rene J Bourdiol (colaborador de Paul Nogier, o "pai" da Auriculoterapia...) cogitou uma hipótese, influenciado por sua formação médica convencional... Teorizou que, por ocasião do desenvolvimento fetal, determinadas células, ao se dividir, ainda que destinadas a regiões corpóreas distintas, mantenham uma forma de "conexão", podendo "refletir" estados e ações, uma nas outras.

Correndo o risco de ser "excomungado" pela comunidade dos Físicos, ouso tomar emprestado alguns tópicos, para complementar a teoria, estabelecendo um paralelo com o chamado "emaranhamento quântico".


"...

Emitindo pares de fótons - partículas de luz - ao longo de uma fibra óptica estendida entre as cidades suíças de Satingny e Jussy, cientistas do Grupo de Física Aplicada da Universidade de Genebra determinaram que um fóton, chegando a um extremo da linha, é capaz de reagir instantaneamente a uma manipulação realizada no parceiro que foi para o lado oposto, a 18 km de distância. Os pesquisadores calcularam que, se essa reação for resultado de uma comunicação entre as partículas...


...O efeito utilizado pela equipe suíça é conhecido pelos cientistas como "emaranhamento quântico", e ocorre quando duas partículas são preparadas de tal forma que qualquer alteração numa delas afeta a outra instantaneamente, não importa a distância que as separa...


...Mas se as partículas não trocam sinais entre si, como o emaranhamento quântico é possível? Como uma partícula "sabe" que sua parceira, a quilômetros de distância, foi manipulada? "Eu diria que as partículas simplesmente estão correlacionadas", diz Cornelio. "Como não é possível transmitir informação usando apenas partículas emaranhadas, não há necessidade de uma 'saber' o estado da outra e vice versa. Existe apenas uma correlação estranha, que não pode ser descrita pela física clássica..


... "


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,particulas-conversam-a-10000-vezes-a-velocidade-da-luz,223235,0.htm


Para ilustrar o funcionamento da Reflexologia, apliquemos a seguinte metáfora com as teorias da Física: cada micro-região reflexoterápica forma par com sua macro-região corpórea, via "emaranhamento holístico" (sim, acabei de inventar o termo...), havendo comunicação e influencia recíproca e imediata, sem a existência de um "caminho" para a informação "percorrer".

Já que, neste exercício teórico, a distância não é obstáculo, podemos extrapolar o conceito para a Radiônica: teríamos um "emaranhado holístico" entre os mapas e gráficos radiestésicos para com o Cliente em si... Daí, o estímulo aplicado no microcosmo que representa a pessoa, repercutiria no indivíduo real...

Continuando com os paralelos, entre os estudos da Física e nossa teorização voltada à Terapia Holística, comparemos lembrando que a conexão que pareou os fótons para se auto-influenciarem foi a sua emissão simultânea pela fibra ótica... Já na Reflexoterapia, a suposição é a origem comum em alguma etapa do processo de divisão celular fetal, enquanto que na Radiônica, a sincronização decorre do contato com um vetor do Cliente, tal como uma foto, um objeto, fio de cabelo, etc... Por sinal, muito semelhante aos princípios básicos da "magia", sendo os mais familiares exemplos, o "boneco de vodu", onde se estabelece a conexação deste com o sujeito, acrescentando chumaços de seu cabelo, assim como o dito popular do "costurar seu nome na boca do sapo", onde a escrita atua como elo de ligação, direcionando o objetivo à pessoa. Alguns ritos religiosos modernos utilizam do mesmo expediente, onde os participantes escrevem em livros, os nomes (às vezes, até o endereço...) daqueles que desejam beneficiar com bençãos e orações.

Na verdade, nem precisamos "emprestar" nada da teoria quântica para explicarmos nossas técnicas. Afinal, Carl Gustav Jung já nos presenteou com sua Teoria da Sincronicade: possibilidade de relação significativa, mas não causal, entre eventos; ocorrência quase simultânea de dois eventos, um interior e o outro, exterior, que parecem ter uma relação em comum, que não seja a de "causa e efeito". Este tema é tão amplo que merece um Artigo só seu e fica aqui minha promessa de escreve em breve...


Enfim, se consegui despertar sua curiosidade e sentimentos (ainda que seja de raiva pelo que leu...), cumpri meu intento ! Até a próxima edição !



Henrique Vieira Filho - Terapeuta Holístico - CRT 21001, é autor de diversos livros da profissão, ministra aulas na CEATH - Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística. contato@sinte.com.br (11) 3171-1913


Texto original de:
 http://www.sinte.com.br/revistaterapiaholistica/holopuntura-reflexoterapia/holopuntura-reflexoterapia-tecnicas/holopuntura/362-anatomia-energeica.html#ixzz2Lvr0pmsA 
Direitos Autorais: SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS